O DETRAN começa a partir de  17 de dezembro a conversão das placas de automóveis adaptado pelo novo modelo adotado no Mercosul, atendendo a Resolução 729 do DENATRAN. A medida vai permitir uma maior efetividade no chamado ‘canal verde’, que é um sistema que facilita o controle de pessoas e cargas através de postos com antenas de rádio frequência, além de melhorar a fiscalização evitando paradas dos caminhões, por exemplo. A placa terá o mesmo desenho em todos os países do Mercosul com quatro letras e três números em fundo branco. O novo modelo terá código único e conterá todos os dados de confecção da placa, como a identificação do fornecedor e o número de série, data e ano da fabricação da peça. Inclui ainda o modelo do carro.


Volvo
Alcides Cavalcanti é o novo diretor comercial de caminhões da Volvo. Ele assume toda a operação comercial de caminhões novos, seminovos, peças e serviços para o Brasil e alguns mercados estratégicos da América Latina. Conheci Alcides quando dirigia a lentária equipe de rally da Seat. Depois ele passou por Iveco e Fonton voltando para a Volvo em 2017 onde começou como estagiário em 1986.


Vendas 
Conforme resultados divulgados pela Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), a venda de carros e comerciais leves no país teve aumento de 12,2% em novembro na comparação ao mesmo mês do ano passado, com um total de 221.317 novas unidades emplacadas. Nos 11 meses deste ano, o mercado brasileiro teve um crescimento de 15,1% sobre o mesmo intervalo de 2017, com 2,33 milhões de unidades vendidas agora. A Chevrolet manteve a primeira colocação no ranking das montadoras em novembro, com 20,46% de participação e 45.271 veículos emplacados, seguida pela Volkswagen (15,05% e 33.305) e pela Fiat (12,14% e 26.864).  Destaque para a Renault que fechou com 9,2% de participação de mercado, o que representa 20.294 unidades emplacadas.


Fox paranaense
A Volkswagen está comemorando os 15 anos de estrada do Fox e a produção do exemplar 2 milhões na fábrica de São José dos Pinhais, no Paraná. Lançado em 2003, o compacto segue entre os carros mais vendidos da marca no Brasil, com cerca de 35 mil unidades emplacadas neste ano. No mês passado, foram comercializadas 3.800 unidades do Fox, um aumento de 23% em relação a outubro. Atualmente é oferecido em duas versões: Connect e Xtreme, com destaques na conectividade e nos recursos de tecnologia exclusivos na categoria.