Arquivo Bem Paraná – Guerru00f3n

O atacante Anderson Plata, 27 anos, pode ser o 34º estrangeiro a atuar pelo Atlético Paranaense desde 2003, quando iniciou a Era dos Pontos Corridos no futebol brasileiro. Nos últimos 15 anos, o clube usou em competições oficiais 33 gringos de 13 nacionalidades diferentes: 10 da Colômbia, 6 do Uruguai, 5 da Argentina, 2 do Paraguai, 2 do Chile, 1 da Croácia, 1 do Equador, 1 da Índia, 1 dos Emirados Árabes, 1 da Espanha, 1 do Panamá, 1 do Peru e 1 de Portugal. O cálculo não considera os atletas que não chegaram a atuar.

No mesmo período, o clube teve também cinco técnicos estrangeiros: o uruguaio Juan Ramón Carrasco, o alemão Lothar Matthaus, o espanhol Miguel Angel Portugal, o sérvio Dejan Petkovic e o português Sérgio Vieira.

O colombiano Plata, 27 anos, se destacou pelo Independiente Santa Fe, da Colômbia, na Libertadores de 2018, com quatro passes para gols. Com esse númeiro, foi o melhor da equipe e o quarto da competição continental no ranking de assistências. 

Pelo regulamento da CBF, o limite é de cinco estrangeiros por partida (não há limite por elenco). O Atlético conta com dois gringos no atual elenco: o argentino Lucho González e Anderson Plata. O colombiano foi confirmado como reforço pelo clube paranaense nessa quarta-feira (dia 15).

Em 2018, o Atlético está abaixo da média da primeira divisão nesse quesito. São 64 estrangeiros nos 20 clubes do Brasileirão – média de três por equipe. 

Dos 661 jogadores na competição, 64 são estrangeiros: 21 argentinos, 12 colombianos, 10 paraguaios, 10 uruguaios, 5 equatorianos, 2 chilenos, 2 peruanos, 1 costariquenho e 1 venezuelano.

OS GRINGOS NO ATLÉTICO 
Desde 2003, todos os estrangeiros que chegaram a atuar em competições oficiais
2018 – Lucho González (v, ARG), Pavez (v, CHI)
2017 – Lucho González (v, ARG), Pavez (v, CHI), Eduardo da Silva (a, CRO)
2016 – Vilches (z, CHI), Pereirinha (ld, POR), Barrientos (m, ARG), Luciano Cabral (m, ARG)
2015 – Romeo Fernandes (m, IND), Olaza (le, URU), Pereirinha (ld, POR), Vilches (z, CHI), Barrientos (m, ARG), Daniel Hernández (m, COL), Sérgio Vieira (t, POR)
2014 – Miguel Portugal (t, ESP) Petkovic (t, SER) Mirabaje (m, URU) Mérida (m, ESP) Olaza (le, URU)
2013 – Ligüera (m, URU) Palau (v, URU), Mérida (m, ESP)
2012 – Ligüera (m, URU) Guerrón (a, EQU), Nieto (a, ARG) Morro García (a, URU) Carrasco (t, URU)
2011 – Guerrón (a, EQU) Nieto (a, ARG) Morro García (a, URU) Ivan González (m, PAR)
2010 – Vanegas (z, COL) Valencia (v, COL) Ivan González (m, PAR) Guerrón (a, EQU) Javier Toledo (a, ARG) Nieto (a, ARG) Serna (a, COL)
2009 – Valencia (v, COL) Julio dos Santos (m, PAR) Ferreira (m, COL) Kamali (a, EAU)
2008 – Valencia (v, COL) Ferreira (m, COL) Julio dos Santos (m, PAR)
2007 – Viáfara (g, COL) Valencia (v, COL) Ferreira (m, COL) Dayro Moreno (a, COL)
2006 – Lothar Matthaus (t, ALE), Montoya (g, COL-ARG), Ferreira (m, COL), Herrera (a, COL), Pezzolano (m, URU)
2005 – Baloy (z, PAN), Marin (le, COL) 
2004 – nenhum
2003 – Lobatón (a, PER)
Legenda: g = goleiro, z = zagueiro, le = lateral-esquerdo, ld = lateral-direito, v = volante, m = meio-campista, a = atacante, t = técnico
*Em 2008, fazia parte do elenco do Atlético o atacante Edivaldo Rojas Hermoza, apelidado de Bolívia. Ele nasceu em Cuiabá (MT), mas é naturalizado boliviano (devido à origem da mãe) e defendeu a seleção da Bolívia a partir de 2011.

AS NACIONALIDADES
Dos gringos que jogaram pelo Atlético desde 2003
Colômbia………….10
Uruguai……………..6
Argentina…………..5
Paraguai…………….2
Chile………………….2
Croácia………………1
Emirados Árabes…1
Equador……………..1
Espanha…………….1
Índia…………………1
Panamá…………….1
Peru…………………1
Portugal……………1

HISTÓRIA
Os estrangeiros que mais se destacaram pelo Furacão desde 2003 foram os colombianos Ferreira e Valencia, o equatoriano Guerrón, o uruguaio Ligüera, o argentino Lucho González e os chilenos Vilches e Pavez.

O Atlético tem apostado nos gringos desde 1995, quando Mario Celso Petraglia passou a comandar o clube. Em 1995, no título da Série B, o time já contava com o uruguaio Matosas. Em 1996, na campanha que parou nas quartas de final do Brasileirão, a equipe tinha os polonenses Nowak e Piekarski.

Nos anos seguintes, o clube teve algumas contratações frustradas com estrangeiros, como o zagueiro bósnio Sanjin Pintul, o goleiro croata Domagoj, o atacante húngaro Roland Tuske e o zagueiro boliviano Ronald Raldes.

Historicamente, os estrangeiros não foram protagonistas nas campanhas mais importantes do Atlético. Em 2001, o clube foi campeão brasileiro apenas com jogadores brasileiros. Em 2004, quando chegou ao vice-campeonato nacional, apenas um gringo atuou pelo Furacão naquele Brasileirão: o boliviano Edivaldo. Ele jogou apenas uma partida nas 46 rodadas. 

Em 2005, no vice da Libertadores, o zagueiro panamenho Baloy e o lateral-esquerdo colombiano Marín foram titulares apenas até as oitavas de final. Depois, deixaram o clube. 

Em 2013, no ano do vice da Copa do Brasil e do 3º lugar no Brasileirão, os dois principais estrangeiros do clube eram o espanhol Mérida e o uruguaio Palau. O primeiro jogou apenas dez partidas no ano. O segundo, somente quatro.