Divulgação

Com mais de dois mil usuários cadastrados, a plataforma digital Avalion foi escolhida a startup do ano de 2021 pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi-PR). O prêmio, que é considerado o “Oscar” regional do setor, pela primeira vez incluiu a categoria das startups, cada vez mais atuantes no mercado imobiliário e relevantes para a transformação dos processos de compra, venda e locação de imóveis.

No mercado há menos de dois anos e já com clientes em mais de 20 estados brasileiros, o Avalion oferece um sistema inovador de pesquisa e avaliação imobiliária. A ferramenta facilita e agiliza o trabalho dos corretores de imóveis, peritos, engenheiros ou qualquer profissional que necessite de dados para realização de seus laudos. A plataforma gera, ainda, relatórios com conteúdos e estrutura personalizados, que incluem opinião de mercado, voltada à captação de imóveis, análises mercadológicas, laudos de avaliação profissionais, além de pesquisa inteligente, que agrega mais informações para qualificar o atendimento ao cliente que busca imóvel para venda ou locação.

O sistema, que já reúne 12 milhões de amostras na base de dados da plataforma , foi desenvolvido pelo corretor de imóveis Paulo Roberto de Oliveira, que tem mais de 20 anos de atuação. Segundo o fundador e CEO do Avalion, a ferramenta foi concebida para solucionar os desafios que ele mesmo enfrentava no exercício da profissão, como as pesquisas extensas e a burocracia exaustiva, que consumiam tempo demais. “O meu objetivo foi tornar os processos mais eficazes e ágeis, para facilitar a vida do corretor. Sentia a necessidade de reunir informações pertinentes em uma base de dados inteligente, para buscas mais rápidas e assertivas. Então, fui alimentando a plataforma com funcionalidades que atendessem à minha própria metodologia de trabalho, que já funcionava bem, mas que ficou excelente e muito mais veloz com o uso da tecnologia”, conta.

Na liderança de uma equipe de 200 corretores de imóveis que atuam no estado de São Paulo, o cofundador da Imobiliária Jazz, de Campinas (SP), Rafael Akahoshi Collado, contratou o pacote de serviços da startup há cinco meses. Com 12 anos de experiência no ramo, ele destaca a precificação e economia de tempo como os principais diferenciais da plataforma. “Sem a ferramenta, eu faria uma avaliação, com a mesma qualidade que faz o Avalion, em cerca de oito horas de trabalho. Agora, consigo fazer em cinco minutos”, conta.

Criteriosa na adoção de novas tecnologias e referência em estudos para análise de mercado, a imobiliária incorporou o sistema para uso pelas equipes depois de uma etapa de testes, que mostrou que a plataforma simplifica os processos, mas tem eficiência por seguir critérios refinados de busca e avaliação imobiliária. “Claramente se observa que não é só uma questão de tecnologia, mas de tecnologia que vem junto com um processo bem definido. O software revela um profundo entendimento de uma dor que existe no mercado imobiliário e a resolução dessa dor chega através de uma tecnologia que faz com que a gente consiga fazer um processo que era moroso ficar super simples e fácil”, analisa Collado. Ele destaca ainda que, no caso de uma empresa “escalável” – ou seja, que planeja crescimento progressivo do faturamento sem aumento das despesas na mesma proporção -, o Avalion representa economia inteligente nos custos. “Eu faço centenas, talvez milhares de avaliações e seria muito oneroso se tivesse de pagar por avaliação realizada”, completa.

O corretor de imóveis Olivier Borges, que atua em Porto Alegre (RS), faz uso do Avalion desde o lançamento da plataforma e diz que a ferramenta também surpreende os clientes. “É um sistema bem revolucionário, que faz muita diferença no nosso dia a dia. Na prática, o Avalion imprime mais velocidade ao trabalho dos corretores e nos permite entregar ao cliente final uma avaliação também mais precisa”. Ele já recebeu vários elogios da clientela pelo material que é gerado a partir do conteúdo extraído da ferramenta. “Não é apenas uma folha de papel com um valor, mas um laudo completo e detalhado dos imóveis e isso surpreende quem não está acostumado a esse atendimento”, conclui.

Lançada em 2019, a plataforma digital do Avalion já foi usada em mais de 12 mil trabalhos feitos por corretores de imóveis e peritos avaliadores, no ano de 2021. A solução inovadora foi reconhecida pela Ademi-PR com o Troféu Incorporador do Ano, entregue no dia 19 de novembro, durante a Feira de Imóveis do Paraná 2021. Ao receber a premiação inédita, o criador do Avalion dedicou o prêmio aos colegas de profissão, que têm, na tecnologia, a resposta para o futuro da atividade. “O prêmio mostra a importância da inovação no mercado imobiliário e da inclusão dos corretores no processo de transformação. A digitalização e automatização dos processos estão aí, nesse novo mercado, que exige mais entrega e mais agilidade. A tecnologia reduz o tempo dedicado aos processos que podem ser feitos com recursos de inteligência artificial. E isso diminui os desgastes para o corretor no dia a dia de trabalho e também na ascensão dos negócios. É uma solução pensada por um corretor para os outros corretores. Por isso, o troféu não é meu, mas de todos nós”, comemorou.