Narley Resende – Manifestantes no entorno da JF no primeiro depoimento de Lula em Curitiba

Os acessos ao prédio da Justiça Federal, no bairro Ahú, em Curitiba, e as imediações, serão fiscalizados pelos policiais militares para garantir os procedimentos de oitiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, prevista para ocorrer às 14 horas desta quarta-feira (14). A atuação da PM será em apoio à Polícia Federal e à Justiça Federal e contará com interdição de trânsito no entorno apenas durante os procedimentos de escolta e durante o depoimento.

“Adotamos medidas preventivas para garantir que os procedimentos da Justiça e da Polícia Federal sejam cumpridos com segurança e tranquilidade. Atuaremos de maneira a não impactar a vida dos moradores e comerciantes locais, garantindo a mobilidade social, e o controle de trânsito apenas durante os procedimentos”, disse o Comandante do 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), coronel Péricles de Matos. A PM estará presente nas imediações desde o início da manhã de maneira gradativa.

As escoltas do ex-presidente serão feitas pelas equipes da Polícia Federal e os batedores (que apoiarão essas equipes) serão os integrantes do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) para garantir a fluidez do trânsito, bem como orientar o cidadão durante o deslocamento de ida e volta do ex-presidente. Nas proximidades da Justiça Federal também haverá orientação de trânsito e congelamento da Praça em frente à Justiça Federal e de parte da Avenida Anita Garibaldi na região que compreende o prédio.

A preparação da Polícia Militar conta com o emprego dos seis batalhões que atuam na Capital, mais o apoio do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA), que oferecerão suporte para as demais equipes policiais. O trabalho será coordenado pelo 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), e contará com efetivo suficiente para atender a comunidade em os órgãos constituídos durante os trabalhos. 

Também participam da operação efetivos de seções administrativas do Quartel do Comando-Geral da PM (QCG), de maneira a não interferir no policiamento ordinário feito em toda a Capital. Em conjunto com a PM, atuarão de maneira integrada o Corpo de Bombeiros, a Polícia Federal, a Prefeitura de Curitiba, a Polícia Civil e outros órgãos. 

O trabalho contará com o reforço de patrulhamento em toda a cidade, principalmente nas imediações do prédio. A presença dos policiais militares também será para acompanhar a movimentação de pessoas no entorno do perímetro de segurança. Também haverá apoio do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), situado no 5º andar do prédio da Secretaria de Segurança Pública.

Os serviços na Justiça Federal ocorrerão normalmente durante o dia todo (com exceção do restaurante) e o cidadão terá seu acesso garantido com o acompanhamento de policiais militares até o local de atendimento. É necessário apresentar o documento de identidade aos policiais para a entrada ao perímetro que dará acesso ao prédio. 

Manifestações 

Apoiadores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva marcaram manifestações em dois pontos com concentração em horários distintos nesta quarta-feira (14). A partir das 10 horas, manifestantes devem se concentrar em frente à sede da Polícia Federal, no bairro Santa Cândida. Depois, em um ato organizado pela Frente Brasil Popular, manifestantes devem iniciar a concentração ao meio-dia, nas imediações da Justiça Federal, no bairro Ahú, onde o ex-presidente prestará depoimento a partir das 14 horas.  

Lula deverá prestar depoimento à juíza Gabriela Hardt no âmbito do processo do sítio de Atibaia (SP). A previsão é que o ex-presidente seja conduzido de carro da Superintendência da PF em Curitiba, onde está preso desde abril deste ano, até ao prédio da Justiça Federal do Paraná, em percurso de aproximadamente cinco quilômetros. 

A presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, o líder do partido na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), e outras lideranças devem estar na capital paranaense para o ato.