Em razão do Maio Amarelo, a Polícia Militar do Paraná, por meio do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e do Batalhão de Polícia Rodoviária Estadual (BPRv), promove hoje blitze educativas em todo o Estado, em parceria com o Detran-PR. O objetivo do evento é conscientizar a população, por meio da orientação, sobre a importância da prevenção dos acidentes de trânsito.
Segundo a porta-voz do BPTran, tenente Etiene Camila Gonçalves do Carmo, serão blitze educativas com a intenção de conscientizar a população sobre a responsabilidade de cada um na segurança no trânsito. “Durante todo o mês de maio fizemos diversas ações, por exemplo, com pedestres e motociclistas, e agora vamos conscientizar, por meio da orientação, sobre acidentes de trânsito”, disse.
As blitze de trânsito serão montados e coordenados pela PMPR, que fará a abordagem e liberação dos veículos. As instituições parceiras participarão com a entrega de panfletos e materiais educativos aos pedestres, condutores e passageiros.
As ações acontecerão das 11h30 às 13 horas nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Guarapuava e Ponta Grossa. Já nos demais municípios do estado acontecerá das 14h30 às 16 horas. Em Curitiba, o BPTran fará a atividade em 10 vias. Uma delas será no Rua João Negrão cruzamento com rua Baltazar Carrasco dos Reis. Já no interior as demais unidades da PM também farão blitz nas vias urbanas dos principais municípios. O BPRv também participa da atividade e fará as blitze nas rodovias estaduais nos 58 postos distribuídos no estado. O Corpo de Bombeiros também participará em conjunto com a PM na divulgação dos materiais.
Os acidentes de trânsito mataram 35,3 mil pessoas em 2017, segundo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Ministério da Saúde. Deste total, 36,5% eram homens entre 20 e 39 anos.