Marcelo Camargo/Agência Brasil – Imagem ilustrativa

Pneus velhos que estavam jogados nas ruas de Manaus (AM), na Região Norte do Brasil, foram transportados por mais de 4 mil Km de distância e chegam nesta quinta-feira, às 9h da manhã, em uma recicladora localizada na Região Metropolitana de Curitiba (em Piraquara).

A ação faz parte do programa “Brasil Rodando Limpo”, iniciativa da Associação Brasileira de Empresas de Reciclagem de Pneus Inservíveis (Abrerpi) que pretende eliminar o descarte inadequado de pneumáticos e viabilizar economicamente a logística reversa em todas as cidades brasileiras.

O transporte de pneus para a Grande Curitiba ilustra bem duas realidades muito distintas. Na capital do Amazonas, sem uma recicladora nas proximidades, os pneus velhos são descartados inadequadamente nas ruas da cidade e na periferia, em área de Floresta Amazônica.

Por outro lado, a Grande Curitiba já conta com um sistema de logística reversa em funcionamento há mais de 10 anos que poderá ser replicado por todo o país.

O Programa “Brasil Rodando Limpo”, da Abrerpi, disponibiliza um sistema gratuito que automatiza a coleta, o transporte e a destinação final de pneumáticos. O desafio é engajar a indústria e o comércio do pneu para que passem a integrar o sistema.

Esta primeira ação em Manaus tem o apoio da Associação Brasileira dos Importadores e Distribuidores de Pneus (Abidip).