Quase seis meses depois do início da pandemia e na sexta-feira, 2 de outubro, em que Curitiba registra mais um recorde de calor (35,6ºC), a cidade recebeu uma das notícias mais esperadas da secretária de Saúde, Márcia Huçulak:”pode ir no bar, mas fique longe, em uma mesa em um lugar mais arejado, enfim evite aglomeração e use máscara”. A afirmação foi feita ao final da tão esperada live da semana, normalmente utilizada para a divulgação da bandeira de atenção da cidade diante da propagação do novo coronavírus. 

A secretária Huçulak citou ainda uma pesquisa que revela que 99% dos curitibanos têm utilizado a máscara quando saem. Ela ressaltou que a redução dos índices é resultado do caráter colaborativo do cidadão e, por este motivo, Curitiba permanece com a bandeira amarela, ou seja, com estágio moderado de atenção. 

Nesta sexta-feira, 2, o último boletim apresenta Curitiba com 11 mortes por Covid-19 e 349 novos casos. 

médica infectologista Marion Burger, que também participou a live, complementou afirmando que a máscara não impede a ingestão de uma bebida gelada. “Só tirem a máscara a hora de beber e de comer e depois recoloque a máscara”, disse.