Um trabalho de inteligência do 12º Batalhão de Polícia Militar (12º BPM), pertencente ao 1º Comando Regional da PM (1º CRPM), resultou na prisão de um homem, de 31 anos, suspeito de participar da explosão de caixas eletrônicos na cidade de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana, na madrugada deste sábado (07/10). O rapaz foi encontrado em Santa Felicidade com dois fuzis (um de calibre 556 e outro de calibre 7,62), dezenas de munições, coletes balísticos e dinheiro.

De acordo com as informações do Comandante de Policiamento de Unidade (CPU) do dia, tenente Diego da Silva Gutierrez, a ocorrência iniciou-se por volta de 5 horas, quando houve informações de que havia um veículo em chamas próximo a unidade policial em Rio Branco do Sul. Diante da situação as equipes foram até a área central e se depararam com miguelitos espalhados pela via. Ao chegarem na rua principal os policiais militares foram recebidos a tiros e houve confronto.

Os suspeitos explodiram caixas eletrônicos e fugiram do local. Após a situação, o Serviço Velado do 12º Batalhão recebeu denúncias de que havia um carro suspeito próximo ao Contorno Norte, no bairro Santa Felicidade, na Rua Osires Paixão Gonçalves. O veículo foi encontrado e, ao ser feita a abordagem, encontrados os fuzis e demais materiais, incluindo marreta, dinheiro picado, dois coletes, carregadores, incluindo um carregador em forma de caracol, que pode receber mais munições, explicou o tenente.

Foram apreendidos 5 carregadores com munições, luvas, uma marreta, placas falsas para automóveis, coletes balísticos, uma luneta, um celular, o qual o suspeito quebrou no momento da abordagem para dificultar o trabalho de investigação. Além disso, o veículo (Honda HRV) possuía alerta de roubo e também foi apreendido. De acordo com o tenente Gutierrez, os fuzis tem alto poder de fogo e são contrabandeados, um de origem russa (AK 47) e o outro de origem norte-americana. Somente um dos artefatos possui um valor no mercado paralelo de R$ 30 mil. Mesmo diante dessa situação, a Polícia Militar tem atuado preventivamente para localizar essas armas, ressaltou.

Foi acionado apoio e o suspeito encaminhado ao 12º Batalhão de Polícia Militar, onde se constatou que o homem já tinha passagens pela polícia por roubo agravado e associação criminosa. Após as medidas de praxe, o homem e os materiais foram entregues no Centro de Operações Policiais Especiais (COPE).