“Operação Tiradentes” – Cerca de 50 policiais da Divisão Policial da Capital (DPCap) estão nas ruas na manhã desta quinta-feira (11/07) para cumprir 18 mandados judiciais – dez de prisão temporária e oito de busca e apreensão – contra suspeitos de integrar uma organização criminosa envolvida em furtos e roubos no Centro da cidade, conhecidos como “punguistas”. Foram presas 12 pessoas nesta manhã, entre  homens e mulheres. Os suspeitos têm entre 23 e 53 anos. Uma mulher de 41 anos estava foragida.

Os mandados judiciais serão cumpridos em bairros da Capital e Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e contarão com o apoio de equipes da Polícia Militar (PM) e Guarda Municipal (GM).

As investigações que desencadearam a operação policial perduraram aproximadamente cinco meses, as quais constataram funções específicas de cada membro do grupo criminoso. A ação foi nomeada “Tiradentes”, devido a atuação criminosa dos bando especialmente nas praças Tiradentes e Carlos Gomes.

Além dos 10 mandados de prisão temporária, os policiais cumpriram oito de busca e apreensão nos bairros Boqueirão, Xaxim, Bairro Alto, Cidade Industrial e Centro. Os policiais também foram para Pinhais e Almirante Tamandaré, na Região de Curitiba. Na casa dos suspeitos, a polícia apreendeu celulares e um simulacro de arma de fogo. Os celulares devem passar por perícia para encontrar os receptadores dos objetos levados pelos criminosos.

Ainda de acordo com o delegado, a polícia chegou até os suspeitos depois de três prisões no dia 9 de junho deste ano. Todos os suspeitos foram autuados por de furto, roubo e associação criminosa.