Franklin de Freitas – Trecho da BR-277

Uma operação realizada no último final de semana pela Polícia Civil com o apoio da Polícia Militar resultou na prisão de seis pessoas suspeitas de participar de rachas e de manobras com carros e motos na região da Praça da Espanha, no bairro Batel, em Curitiba. Segundo indica a Delegacia de Delitos de Trânsito (Dedetran), pode ter sido apenas a primeira de uma série de ações para coibir as competições e demonstrações ilegais de motoristas na capital paranaense.

De acordo com o delegado Edgar Santana, do Dedetran, a operação na Praça da Espanha surgiu a partir das denúncias e reclamações de moradores e comerciantes daquela região, que há anos sofrem com a prática de alguns motoristas. A partir dos relatos de populares, uma investigação foi iniciada e por quatro meses os suspeitos foram monitorados, até a ação que rsultou na prisão no último domingo.

“Era uma estrutura bem organizada. Eles marcavam os encontros por WhatsApp, Facebook, se encontravam num determinado ponto, se reuniam e causavam essas condutas negligentes e imprudentes, inclusive filmando tudo, fazendo fotos e divulgando nas redes sociais”, conta o delegado, relatando ainda que, das seis pessoas presas em flagrante, até segunda-feira quatro seguiam detidas e outras duas foram liberadas após o pagamento de fiança. O valor arbitrado para cada uma variou de R$ 5 mil a R$ 25 mil.

Ainda segundo Santana, a polícia já tem notícia de outros lugares na capital paranaense e em outros municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) onde costumam acontecer rachas e demonstrações ilegais.

“Infelizmente, em Curitiba e Região Metropolitana há alguns locais onde ocorrem esse tipo de evento, de corridas, manobras. A Polícia Civil está ciente sobre esses pontos e estamos realizando diligências para localizar e punir os condutores desses veículos. A ideia é manter a ordem pública e a segurança da coletividade”, destaca. “Vamos continuar monitorando e fazendo ações constantes”, avisou o delegado.

‘Rachas’ são corriqueiros na Grande Curitiba

Um levantamento feito pelo Bem Paraná mostra que desde 2020 foram registrados, apenas na capital paranaense, pelo menos 19 situações de ‘rachas’ ou corridas ilegais. O número considera as situações noticiadas pela imprensa local, abarcando principalmente aquelas situações que terminaram em acidente ou cujos motoristas foram flagradas ‘no ato’ pela polícia. O número real de situações no trânsito curitibano, no entanto, é muito maior até mesmo do que as estatísticas oficiais poderiam demonstrar.

“Infelizmente, muitas pessoas ainda não se conscientizaram da necessidade de uma condução segura e praticam constantemente condutas irregulares e imprudentes. Exemplos concretos ocorrem diariamente, pessoas que tiram a própria vida e também colocam em risco a vida de terceiros. Faltam políticas públicas fortes no combate a esse tipo de crime e, principalmente, educação”, desabafa o delegado Edgar Santana.

Ainda segundo o delegado, esse tipo de prática irregular sempre teve uma constância, ou seja, são situações que, basicamente, ocorrem de maneira corriqueira. Inclusive, não é raro a polícia prender um motorista que participou de um racha ou realizou manobras irregulares e semanas ou meses depois voltar a se deparar com essa mesma pessoa na delegacia pelo mesmo motivo que já havia a levado a ser presa anteriormente.

“[Os motoristas] Praticam esse tipo de conduta, fazemos as medidas repressivas, e eles retornam depois com o mesmo tipo de conduta. São pessoas com veículos potentes, de alto valor, patrimônio bem alto. Também temos veículos com valor de mercado menor, mas são veículos adulterados para esse tipo de conduta”, explica o delegado, destacando que o cidadão que se deparar com motoristas participando de corridas ilegais ou realizando manobras indevidas no trânsito deve acionar a Polícia Civil ou a Polícia Militar e, se possível, filmar a ação. “Se não for feita a prisão em flagrante, instauramos um inquérito policial para esse indivíduo ser responsabilizado e devidamente punido”.

A cada minuto, uma multa na Capital; excesso de velocidade é a principal infração

Segundo informações da Superintendência de Trânsito (Setran) de Curitiba, levantadas a pedido do Bem Paraná, no mês de maio de 2022 a fiscalização eletrônica (radares fixos) registrou 43.652 infrações na capital paranaense, número que representa 0,06% do total de veículos que passam pelos equipamentos de fiscalização eletrônica.
Do total de multas emitidas, 76% referem-se ao desrespeito ao limite de velocidade (foram 66,89% por transitar em velocidade superior à máxima em até 20%; 8,34% por exceder entre 20% e 50% do permitido e outros 0,76% por transitar a mais de 50% da velocidade máxima).

Outros 7,77% se referem a avanço de sinal vermelho; 11,15% por utilização irregular da faixa exclusiva para ônibus; 3,62% por deixar de conservar o veículo na faixa a ele destinada (conversão obrigatória); 0,77% por transitar em local/horário não permitido pela regulamentação (caminhão/Linha Verde); 0,35% por parada sobre a faixa de pedestres; 0,05% por fazer o retorno em local proibido pela sinalização e 0,24% por conversão à esquerda em local proibido pela sinalização.

Os quatro pontos que mais registraram infrações no mês de maio foram: Rua Gen. Mário Tourinho, próximo a Rua Maj. Alberto Pereira Jorge (2.918); Linha Verde com Avenida Comendador Franco (2.541 registros); Avenida Silva Jardim com Rua Brigadeiro Franco (2.362) e Avenida Visconde de Guarapuava com Rua Alferes Ângelo Sampaio (2.203).