SESP/PR

Uma ação do 12° Batalhão da Polícia Militar, pertencente ao 1° Comando Regional da PM (1º CRPM), cumpriu nesta terça-feira (27) 13 mandados judiciais no bairro Prado Velho, em Curitiba. São nove mandados de busca e apreensão domiciliar e quatro de busca e apreensão de adolescentes. Trata-se da Operação Rédea Curta, com objetivo de identificar e apreender adolescentes utilizados no tráfico de drogas, assim como maiores envolvidos.

“O impacto da operação vai ser positivo para que mora ali e para a comunidade no geral”, avalia o comandante do 12º Batalhão da PM, major Marcelo Krainski de Lima. “Nós já estávamos com várias denúncias em relação ao local, o que nos fez ir atrás de maiores informações. A operação de hoje é uma resposta à comunidade”, completa.

Em ação controlada, nos últimos meses, os agentes da Agência Local de Inteligência do 12º BPM fizeram vigilâncias e análises que possibilitaram identificar os alvos da operação. Após a constatação de crimes envolvendo o tráfico de drogas, foi apresentado relatório circunstanciado ao Ministério Público para a emissão dos mandados.

Ao todo, a Operação apreendeu e encaminhou quatro adolescentes, três de 15 anos e um de 17. As equipes também apreenderam, aproximadamente, cinco quilos de maconha e uma espingarda de calibre .28. As ações resultaram, ainda, na prisão de um homem que tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de estupro de vulnerável.

Para o major, a ação vai servir também como uma alerta sobre o uso de menores no crime. “Para a PM, o maior impacto é mostrar à sociedade que existem pessoas usando crianças e adolescentes no tráfico de drogas. A PM tem buscado prevenir estas ações criminosas e coibir o tráfico por meio de operações pontuais e controladas como a Rédea Curta”, explica.

Além do Ministério Público, a operação teve apoio da Vara da Infância e Juventude. Também participaram equipes da Rondas Ostensivas Tático Móvel (Rotam), da Rondas Ostensivas com Aplicação de Motocicletas (Rocam) e do Batalhão de Operações Especiais (Bope).

Os quatro menores apreendidos foram encaminhados para a Delegacia do Adolescente e o homem levado para a Delegacia de Vigilância e Capturas.