A Polícia Federal já prendeu 25 pessoas na chamada Operação Glasnost, deflagrada na manhã desta terça-feira (19). No Paraná, sete pessoas já foram presas em Apucarana (1), Campo Mourão (1), Curitiba (4) e Londrina (1).

A investigação que culminou em uma das maiores operações de combate à pedofilia já realizadas no Brasil durou dois anos e identificou quase uma centena de brasileiros envolvidos com a produção e o compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet.

Segundo informou a Polícia Federal, mais de duzentos suspeitos continuam sob investigação. Os investigados compartilhavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até de bebês, muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos, e as enviavam para seus contatos no Brasil e no exterior. Entre os suspeitos já foram identificados, até o momento, três abusadores sexuais.

Durante o cumprimento dos Mandados de busca e apreensão realizados na Operação Glasnost, foram efetuadas 25 prisões, sendo 24 em flagrante e uma prisão preventiva. Entre os presos, um homem que abusava sexualmente da própria filha, de apenas cinco anos de idade, e compartilhava imagens destes abusos na internet, com outros pedófilos ao redor do mundo.

A polícia informou que em todos os casos em que foram identificados abusadores, foram tomadas providências imediatas, a fim de que os abusos fossem prontamente interrompidos.

A equipe de policiais envolvidos com a Operação Glasnost também identificou brasileiros residentes nos Estados Unidos. Eles estão sendo investigados com a colaboração do FBI. Entre os alvos da operação há pessoas de todas as idades e profissões, incluindo um Policial Militar, um soldado da Aeronáutica, vários professores, bem como um chefe de grupo de escoteiros.

Cerca de 400 Policiais Federais estão participando da deflagração da operação, que ocorre nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Alagoas, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Bahia e Goiás. No total, foram expedidos pela Justiça Federal cerca de 80 mandados de busca e apreensão, além de 20 medidas de condução coercitiva e pelo menos um mandado de prisão preventiva.

Todo o material coletado durante o cumprimento dos mandados de busca será periciado e analisado a fim de que sejam identificados abusadores e produtores de material pornográfico infanto-juvenil, podendo servir ainda de base para o início de novas investigações.

Veja em quais cidades ocorreram os flagrantes:

Indaiatuba – 01
Cachoeira Paulista – 01
Fortaleza – 01
Juazeiro – 01
Porto Alegre – 03
Rio de Janeiro – 01
São Paulo – 09
Andradas – 01
Curitiba – 04
Campo Mourão – 01
Londrina – 01
Apucarana – 01