A Polícia Militar do Paraná (PMPR) será representada na World Police and Fire Games (WFPG), competição internacional que reúne policiais e bombeiros de 50 países. O tenente Rafael Gomes Sentone, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), embarca na próxima terça-feira (30/07) para a cidade de Belfast, capital da Irlanda do Norte, onde acontecem os jogos.

Competindo na modalidade atletismo profissional há cerca de um ano e meio, o tenente Sentone é o primeiro policial militar paranaense a participar dessa competição. A trajetória de um ano e meio na categoria profissional já rendeu 18 primeiros lugares entre competições municipais, estaduais, nacionais e internacionais.

Sua mais recente conquista aconteceu na Meia Maratona Internacional de Florianópolis (SC), que ocorreu em fevereiro deste ano. Além de vencer o circuito o atleta quebrou o recorde nacional (14min e 35 seg), resultado que fortalece a confiança para um bom resultado na WFPG. Tenho treinado para ficar entre os três primeiros lugares, afirma o tenente Sentone.

A World Police and Fire Games (WFPG) acontece sempre a cada dois anos e reúne os melhores policiais e bombeiros do planeta que são profissionais ou amadores em esportes olímpicos, além das provas do dia a dia que a profissão exige. Já estou treinando há três meses especialmente para essa competição, afirmou o policial, que cursa a faculdade de Educação Física, além de suas atividades de policial e os treinos diários.

Sempre treino nos horários de folga. Geralmente saio de casa às 5 da manhã pra treinar, depois vou para o quartel. Vou para a faculdade e treino a noite, sempre de segunda a sexta, disse o tenente sobre sua rotina.

Ainda segundo o tenente, a competição é igualitária, já que participam somente atletas que são profissionais em segurança pública, o que aumenta a competitividade entre os participantes. Estou confiante em bons resultados. Tenho muito orgulho de ser o primeiro policial do Paraná a participar dessa competição e espero colocar nossa corporação em primeiro lugar, finaliza o policial militar.