O cabo Ronald Francis, da polícia real do Canadá (GRC), solicitou permissão para consumir maconha durante o serviço. A erva seria usado como tratamento – o agente sofre de estresse pós-traumático.

Em declarações à imprensa, Francis afirmou que obteve a autorização para fumar maconha, mas que seus superiores não o deixam fumar durante o serviço por temerem danos à imagem da polícia.

A TV canadense recentemente mostrou imagens do policial, que trabalha em New-Brunswick, fumando maconha do lado de fora de uma viatura. Francis afirma que a erva lhe permite aliviar os sintomas do estresse pós-traumático, o que antes fazia com antidepressivos.

“Estou operacional, meu sistema nervoso está relaxado e isto faz uma grande diferença”, disse o policial, que foi transferido para trabalhos administrativos e não porta mais arma. Segundo o subcomissário Gilles Moreau, a polícia irá levar em consideração a necessidade médica de seus homens, mas não irá permitir ou tolerar que ele fume vestindo o uniforme.

Nos EUA, antes mesmo de o consumo de maconha começar a ser autorizado com receitas médicas, algumas pessoas conseguiram na justiça o direito de consumir a erva por motivos médicos. O documentário acima, Wainting To Inhale, mostra alguma dessas histórias (para ver o vídeo completo, clique no box do vídeo, que o redirecionará para a página do YouTube, onde estão as outras partes do filme).