Milhares de pessoas foram neste domingo (8) ao bairro Bom Retiro, em Curitiba, para protestar a favor contra a construção de um hipermercado no espaço onde havia o antigo Hospital Psiquiátrico do Bom Retiro. Eles são favoráveis à construção de um parque no espaço, que tem 60 mil metros quadrados e abriga um bosque.

O público no protesto foi bastante rotativo. Alguns dos manifestantes ainda abordavam carros que passavam na rua Nilo Peçanha, em frente à fachada do hospital, para colocar o nome em um abaixo-assinado favorável à construção do parque.

O hospital foi demolido anos atrás e o espaço está desativado desde 2006. Contudo, houve o licenciamento para a construção de um hipermercado Angeloni no local. Segundo disse o grupo de manifestantes nas redes sociais, o plano do poder público seria criar o bosque em apenas 1/3 da área. Os outros 2/3 seriam divididos entre o Angeloni e um outro projeto imobiliário. Essa solução é inaceitável, disseram eles, no perfil oficial dos manifestantes no Facebook.

A grade de atividades na manifestação previa um bazar comunitário, um passeio ciclístico pelo Bom Retiro e um piquenique, nos quais os convidados deveriam levar alimentos e refrescos para repartir, além de um abraço coletivo no parque.