SARAH MOTA RESENDE

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – No dia 13 de julho de 2014, aos 8 minutos da segunda etapa da prorrogação, um único gol garantiu o tetracampeonato da Alemanha contra a Argentina na Copa realizada no Brasil.

O autor do gol da partida foi o reserva Mario Götze, então com 22 anos e jogador do time alemão Bayern de Munique. Hoje, aos 26, Götze permanece no seu país, mas agora como atleta do Borussia Dortmund.

Alçado a ídolo em 2014, Götze não foi convocado pelo técnico Joachim Löw (o mesmo de quatro anos atrás) para disputar o mundial da Rússia. Ao fazer o anúncio dos convocados, Löw justificou a ausência do jogador em sua lista: “Ele realmente não estava em forma nessa temporada, espero que ele volte”.

Chateado, Götze lamentou no Twitter. “Claro que estou triste por não participar da Copa do Mundo. Farei tudo o que puder para voltar ao time nacional. Eu desejo aos meninos, aos treinadores e à equipe bons momentos na Rússia. E vou cruzar os dedos para que todos sejam campeões mundiais”.

A Alemanha estreou com derrota no mundial da Rússia. Os europeus perderam de 1 a 0 para o México no estádio Lujniki, em Moscou.

Mas Götze não foi o único deixado para trás. Löw também não chamou mais 12 campeões: os goleiros Weidenfeller e Zieler, os defensores Durn, Grosskreutz, Howëdes, Lahm e Mertesacker, os meias Kramer e Schweinsteiger e os atacantes Klose, Podolski, Schurrle. Alguns deles, como Klose e Lahm, já haviam anunciado aposentadoria da seleção antes da convocação.

De férias após não jogar uma boa temporada no campeonato alemão, Götze marca presença nas redes sociais, principalmente no Instagram. Há cerca de uma semana, apareceu fazendo embaixadinhas, e com um guarda-chuva em uma das mãos, em Paris, na França. “Fazendo alguns truques na chuva”, escreveu na legenda do vídeo.

Na capital francesa, Götze também assistiu, ao lado da namorada, a modelo Ann-Kathrin, à vitória de Rafael Nadal na final do Roland Garros no dia 10 de junho.

Com Ann-Kathrin, Götze participou de um editorial de moda para a marca de roupas Dsquared2. As fotos foram feitas em Milão, na Itália, e publicadas na conta da modelo no Instagram.