SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Na esperança de obter menor preço durante as promoções da Black Friday, os consumidores deixaram para fazer suas compras em novembro, derrubando as vendas do varejo no mês anterior. Segundo dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) nesta quinta-feira (13), o volume de vendas do comércio caiu 04,% em outubro.

“Outubro é o mês que antecede a Black Friday, que é uma promoção que tem um impacto muito forte nas atividades de tecidos, móveis e eletrodomésticos”, afirmou Isabella Nunes, gerente de pesquisa do IBGE.

“É natural que, depois de ter crescido durante longo período consecutivo, eles [setores de móveis, eletrodomésticos e tecidos] mostrem uma acomodação frente a uma promoção já anunciada.”

Projeção da Bloomberg previa uma estabilidade para o setor, na comparação com o mês de setembro.

A maior queda veio das vendas de livros, jornais, revistas e papelaria, com retração de 7,4%. Em seguida, móveis e eletrodomésticos aparecem com recuo de 2,5%.

Na semana passada, o IBGE divulgou o desempenho do setor industrial no mês de outubro. Segundo dados do instituto, a produção industrial cresceu pela primeira vez após três meses, com alta de 02,%. No acumulado do ano, o setor tem alta de 1,8%.​