As novelas, com o passar dos anos e entre os seus itens essenciais, observaram avanços importantes na sua produção. Hoje, porque as próprias condições são outras, quase nada se compara ao que foi feito no passado. No entanto, se tem algo que resistiu ao tempo e se tornou uma regra inabalável em qualquer realização do gênero é o protagonismo feminino. E não sem uma razão importante de ser: as mulheres formam a maioria desse público. Elas são as que mais se identificam ou reagem com as representações das personagens. Não à toa, a líder Globo prefere fazer “novelas de mulheres” e entregar seu principal produto para esse público. Tudo muito relacionado a ibope e hábito. E algo que os exemplos mais recentes atestam facilmente: ‘A Força do Querer’, de Glória Perez, foi dominada por personagens femininas, vividas por Juliana Paes, Isis Valverde e Paolla Oliveira. Na atual das 9, Bianca Bin, Marieta, Grazi, Fernanda etc. e ‘Segundo Sol’, que ainda vem por aí, terá Giovanna Antonelli, Adriana Esteves e Deborah Secco. Precisa mais? Uma situação que sempre foi assim e, pelo jeito, não vai mudar tão cedo. 


Bastidor
A direção da Band não pretendia anunciar tão cedo a existência do projeto de um empreendimento imobiliário, a ser construído no terreno em frente à sede principal da emissora, em SP. A consulta desta coluna precipitou, na quinta-feira, a distribuição de um comunicado assinado pelo vice André Aguera.

Recorde
Paralelamente ou como consequência dos bons resultados que vem alcançando, o ‘Cidade Alerta’, da Record, já tem a segurança de chegar, neste mês de maio, a outra marca inédita. Serão 88 ações de merchandising ao longo de todo mês. 

Peneira 
A Endemol Shine iniciou a busca por participantes para o reality musical ‘All Together Now’, novo programa do Gugu Liberato na Record, ainda sem título em português. Aos interessados, o processo de seleção promete ser dos mais exigentes. 

Bom de ver
Ainda a propósito da Record, está bom de ver como Gugu está se divertindo na apresentação do ‘Power Couple’.  Há muito tempo não se via ele tão à vontade no comando de um programa.

Questão de espaço
‘O Aprendiz’, do Roberto Justus, não será produzido dentro da Bandeirantes. Não existem condições para isso. Aliás, são duas as questões colocadas como pendências: onde será feito e quem irá dirigir.

Terapeuta 
Flávia Garrafa estreia nesta segunda-feira o monólogo ‘Fale mais sobre isso’, no Teatro dos Quatro, Rio. Pelo seu consultório, quatro pacientes, todos vividos por ela, dividem os mais diferentes questionamentos. Flávia é nome confirmado em ‘Espelho da Vida’, próxima das seis na Globo.

Parte técnica
A TV Brasil está para promover uma atualização técnica em seu sistema de transmissão, com a instalação de uma nova antena em São Paulo, no próximo dia 18. As mudanças possibilitarão uma melhor sintonia de sinal da TV pública nas chamadas “zonas de sombra” e uma ampliação da sua cobertura na capital paulista.

Final da Liga
Band e Globo farão dos seus estúdios, em São Paulo, a final da “Liga dos Campeões”, Real Madrid e Liverpool, no sábado, 26, às 15h45 de Brasília. Diferentemente das duas, como aconteceu em toda a competição, o Esporte Interativo enviará uma equipe completa – narrador, comentaristas e repórteres – para Kiev, Ucrânia.

Primeiro dia
Já está definido que o primeiro dia de trabalho do Abel Neto, como novo contratado do Fox Sports, será no próximo dia 15. Falta decidir a forma como isto irá acontecer, se durante uma transmissão ou apresentação de uma matéria especial. 


Munir Chatack/ Record TV

Malvada – A Record deu início às gravações da minissérie ‘Lia’, substituta de ‘Apocalipse’. Suzana Alves, que faz Laila, é uma mulher que sofre com o comportamento violento do marido, Labão, papel de Theo Becker. E, como uma madrasta do mal, desconta tudo nas filhas dele.


Bate – Rebate

  • ‘Mulheres Alteradas’, com Deborah Secco, Alessandra Negrini, Maria Casadevall e Monica Iozzi entra em circuito nacional no dia 21 de junho…
  • … O filme, produção da O2 e Globo Filmes, é baseado na obra da cartunista argentina Maitena, sucesso editorial nos anos 90…
  • … Aliás, esta será a primeira vez que as histórias em quadrinhos da artista ganham uma adaptação para o cinema.
  • Está um verdadeiro pandemônio nos bastidores da TV Equinócio, afiliada da Record, no Amapá…
  • … De um dia para o outro, após a chegada de um diretor que foi do SBT, Haroldo Santos, houve a decisão de desmontar tudo o que existia…
  • … Além das demissões em postos de comando, a programação passou a sofrer alterações…
  • … Inclusive nos horários destinados à Igreja Universal.
  • E para quem estranhou o nome da TV, Equinócio, a busca da palavra no dicionário esclarece…
  • … É definida como dia do ano em que o Sol corta o equador celeste, fazendo com que o dia e a noite tenham a mesma duração.

C´est fini

Dentro do processo de integração dos veículos do Grupo Globo, Ivan Moré e Cristiane Dias irão comandar um programa diário, à noite, no Sportv durante a Copa do Mundo. Haverá toda uma programação especial no período.  Então é isso. Mas amanhã tem mais. Tchau!