PAULO ROBERTO CONDE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O vôlei brasileiro fará adaptações no calendário da próxima temporada para beneficiar a preparação das seleções nacionais para os Jogos Olímpicos do Rio-2016.
A CBV (Confederação Brasileira de Vôlei) adiantará em duas semanas o início e o final das Superligas masculina e feminina em relação às últimas edição do evento.
Embora pareça pouco, o período será importante para que os times brasileiros se preparem para o torneio olímpico.
“Terminando ela [Superliga] antes, poderemos ter mais tempo de treino, o que pode ser fundamental”, afirmou à reportagem José Roberto Guimarães, treinador da seleção feminina, atual bicampeã olímpica.
“Teríamos de abril até agosto para trabalharmos, o que é um período considerável”, complementou o técnico, detentor de três títulos em Olimpíadas (1992, 2008 e 2012).
A remarcação também ajudaria a equipe masculina. Ambas já têm vaga para o megaevento esportivo assegurada.
À reportagem, Radamés Lattari, diretor técnico de competições de quadra da CBV, afirmou que as datas das decisões das duas Superligas já estão previstas.
“Temos os dias 4 e 11 de abril como previsão para finalizarmos a competição nacional”, disse.
Nesta temporada 2014/2015, por exemplo, o campeonato masculino terminou no dia 12 de abril, com título do Cruzeiro, e o feminino no dia 26, com triunfo do Rio de Janeiro.
De acordo com Lattari, ele próprio um ex-técnico da seleção masculina, não houve pedido das comissões técnicas das seleções para se alterar o calendário.
“Não foi um pedido especial de alguém. É um consenso”, afirmou. “Como 2016 é ano olímpico, em maio acontecem torneios classificatórios para as Olimpíadas, e o mundo inteiro termina seus campeonatos um pouco antes. No Brasil, para que os clubes não sejam prejudicados, conseguimos que esse período das seleções fosse encurtado para que as nossas Superligas possam começar antes.”
Os Jogos Olímpicos do Rio vão de 5 a 21 de agosto de 2016.