Publicidade

Português coleciona fotos de janela pelo mundo

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Há dez anos, o fotógrafo português André Vicente Gonçalves, 32, começou a colecionar imagens de janelas. Por onde ele passa, retrata fachadas que resumem a arquitetura da cidade e agrupa as fotos em montagens.

O trabalho faz parte da série "Windows of the world" (janelas do mundo), que já tem imagens de pelo menos 170 lugares, em 13 países.

Entre suas cidades favoritas estão Lisboa, com casas revestidas por azulejos, e Barcelona, que exprime a exuberância do modernismo espanhol.

A ideia da série surgiu durante um intercâmbio em Trento, na Itália, que fez para concluir sua graduação em engenharia. "Foi a minha primeira vez fora de Portugal. Fiquei maravilhado com as diferenças."

No futuro, diz que deseja conhecer a Rússia, pelas janelas coloridas de madeira na Sibéria, e o Brasil. "Quero comparar a arquitetura colonial com a portuguesa."

Sua meta é fotografar pelo menos uma cidade de cada país do mundo e lançar um livro com o material. Até lá, as montagens estão no site, andrevicentegoncalves.com.

DESTAQUES DOS EDITORES