Denis Ferreira Neto/SEMA – Projeto vai atualizar lista vermelha

O Paraná vai revisar sua lista de aves ameaçadas de extinção. Atualmente, a lista tem 169 espécies, mas ela está defasada. A última revisão foi feita há 14 anos, quando o ideal é que seja feita a cada cinco anos. Ontem, o processo de revisão da Lista Vermelha de Aves Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná foi apresentado em Curitiba. Objeto de convênio firmado entre a Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e o Parque das Aves, de Foz do Iguaçu, o processo visa, além da atualização da lista, monitorar o status de conservação dessas espécies, auxiliando na elaboração das políticas públicas voltadas para a preservação desses animais.
O trabalho será desenvolvido em três etapas. Inicialmente, será feita uma consulta popular, momento em que o público poderá contribuir através de uma plataforma aberta e livre na internet. Em seguida, as comunidades científica e de ornitólogos do Paraná vão avaliar todos os dados, de acordo com rigoroso procedimento científico. A etapa final será a elaboração e publicação da Lista Vermelha de Espécies de Aves Ameaçadas do Paraná atualizada.
“É extremamente importante fazer este trabalho agora, pois a atual lista está muito defasada. No Paraná, a última atualização foi feita 14 anos atrás, quando o recomendado é revisar a cada cinco anos. Precisamos urgentemente identificar as espécies que mais precisam da nossa ajuda”, explica a diretora-geral do Parque das Aves, Carmel Croukamp. A responsabilidade pelo aporte de recursos, contratação e monitoramento das equipes de trabalho é do Parque das Aves.