Maurilio Cheli – “Mata Atlu00e2ntica paranaense: proteu00e7u00e3o das fontes de u00e1gua”

Quase 35% do estado do Paraná é coberto por florestas naturais e plantadas. Considerando apenas as áreas com vegetação natural, o total é de 5,8 milhões de hectares, o equivalente a 29% do território. Um estudo minucioso realizado nas florestas paranaenses identificou 587 espécies de plantas, sendo 19 pertencentes à lista de ameaçadas de extinção. Os dados fazem parte do Inventário Florestal Nacional (IFN), levantamento realizado pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), do Ministério do Meio Ambiente.
O levantamento foi realizado em parceria com a Sema e a Seab e contou com recursos financeiros do governo estadual e do projeto Global Environment Facility (GEF), administrado pela FAO.
“O governo do estado a partir de agora pode planejar políticas concretas em cima desses dados levantados. É uma ferramenta muito importante de planejamento que estamos entregando para os futuros gestores”, afirmou o secretário de Meio Ambiente,  e Recursos Hídricos, Antonio Carlos Bonetti.
Cobertura florestal
A extensão dos recursos florestais é um dos principais indicadores sobre a existência e a conservação das florestas de um país, estado ou região. A mesorregião Metropolitana de Curitiba destaca-se pela maior proporção de cobertura florestal (58%). Esta região possui 12 dos 20 municípios com maior percentual de cobertura florestal, representando 10,5% da cobertura florestal do estado. Já a mesorregião do Noroeste Paranaense, apresenta a menor cobertura florestal, apenas 11%.
As áreas protegidas ocupam cerca de 4% do estado, pouco mais de 700 mil hectares. Sem considerar as Áreas de Proteção Ambiental (APA), são 46 Unidades de Conservação (UC) – 18 federais, 24 estaduais e quatro municipais. O número pode aumentar já que muitas UC ainda estão em processo de registro no Cadastro Nacional de Unidades de Conservação.

Do total de área protegida no estado, 62% contêm floresta. Os parques são responsáveis pela maior porção de áreas florestadas, respondendo por 84% das florestas existentes nestas áreas. O Parque Nacional do Iguaçu é a maior UC do estado e possui 95% de cobertura florestal.