Carlos Costa/CMC

Na próxima segunda (7), às 8h, a Praça 19 de Dezembro será palco de uma manifestação em defesa da dignidade menstrual. O evento, promovido pela vereadora e Procuradora da Mulher da Câmara Municipal, Maria Leticia, reunirá coletivos como o Igualdade Menstrual, e entidades como a OAB-PR e o NUDEM – Núcleo de Promoção e Defesa dos Direitos da Mulher da Defensoria Pública do PR.

Além de distribuição de cartilhas e adesivos sobre a pobreza menstrual, haverá uma intervenção urbana gigante. “Preparamos uma ação impactante para quem estiver passando no lugar conhecido como a Praça do Homem Nu. Vamos chamar a atenção para a estátua da Mulher Nua, que amanhecerá menstruada”, comenta a médica e vereadora.

Curitiba pode dar exemplo
A ação na Praça 19 de Dezembro antecede a votação do PL nº 005.00063.2021, que institui em Curitiba a Campanha de Conscientização do Ciclo Menstrual. O projeto será votado na Câmara Municipal no Dia Internacional da Mulher. “Outras cidades no Paraná já possuem leis de combate à pobreza menstrual, mas nenhuma com atuação voltada para a rede pública de ensino”, explica Adriana Bukowski, co-fundadora do Coletivo Igualdade Menstrual.

A votação do PL do Ciclo Menstrual, de autoria da vereadora Maria Leticia (PV), acontece a partir das 9h do dia 08/03, com transmissão ao vivo pelo Youtube e Facebook da Câmara