A Praia do Rosa é a praia mais bonita do Sul do Brasil. Um verdadeiro colírio para quem gosta de natureza e de passear no litoral. É um lugar que reúne sofisticação e simplicidade ao mesmo tempo, frequentado por gente bonita e descolada dos estados do Sul e, ainda, por muitos argentinos que não conhecem a palavra crise. Isso torna a praia elitizada e cara. As pousadas praticam preços internacionais e nas baladas não tem lugar para o público que curte um vanerão ou um sertanejo. Um paraíso… Localizada no litoral Sul de Santa Catarina, a 70 km de Florianópolis, o Rosa é uma enseada cercada por morros cobertos por vegetação (ainda) preservada.

O local foi descoberto pelos surfistas na década de 70 por conta de suas ondas perfeitas. Mas para quem não é chegado as atividades esportivas radicais ou viaja com a família e crianças pequenas, a praia também reserva uma boa surpresa a Lagoa do Meio: uma lagoa salgada e limpa, com um canal que liga direto para a praia circundada e um morro muito bonito (apesar de algumas construções de mau gosto) circundando o local. Quem vai ao Rosa e fica admirando suas belezas naturais tem a sensação que o tempo não passa. Se no verão ela é freqüentada principalmente por turistas que buscam a praia para se refrescar, no inverno – apesar do frio – ela também fica lotada de curiosos que vão assistir o passeio das baleias francas que nadam calmamente pelas águas limpas e geladas amamentando seus filhotes.

Na Praia do Rosa o turista encontra diversas opções de hospedagem e de gastronomia. A maior parte fica na vila que dá acesso a praia, o centrinho, onde funciona o comércio local.

Entre as centenas de opções de hospedagem uma das melhores é sem dúvida o Solar do Mirador (www.solarmirador.com.br) uma pousada extremamente sofisticada e confortável.

Outra opção – mais simples – é alugar uma casa da década de 70, na beira da praia, sem luxo, mas com uma vista de tirar o fôlego (contato Maria Julia 48- 99163-0797). No quesito gastronomia, as duas melhores opções são o Tigre Asiático (www.tigreasiaticorestaurante.com.br) e o Lua Marinha (www.luamarinha.com.br) que além de uma boa comida, tem um visual muito bonito.