Publicidade
Aula magna

Prefeito de Curitiba dá boas-vindas aos alunos de Arquitetura e Engenharia da UFPR

(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

A abertura do ano letivo no Centro Politécnico da Universidade Federal do Paraná (UFPR), nesta segunda-feira (18/2), teve a participação do prefeito Rafael Greca, que proferiu aula magna aos estudantes dos cursos de arquitetura e das sete engenharias da instituição. “Quem vê uma vez o rosto da esperança, dele não se esquece jamais”, começou Greca, citando o poeta mexicano Octávio Paz. “Que outra coisa pode ser, senão o rosto da esperança, do que esse auditório cheio de calouras e calouros”, disse Greca.

O prefeito, que foi aluno de engenharia civil na UFPR, chamou os estudantes de colegas e lembrou de profissões que estão se extinguindo. Reforçou que há um mundo novo em curso, mas que os postulados da engenharia persistem.

Na aula, Greca também abordou aspectos históricos e culturais da formação de Curitiba, apresentou projetos e falou da modernização pela qual a cidade está passando. Destacou temas como o Vale do Pinhão, a importância da sustentabilidade no futuro das próximas gerações e falou de como a Prefeitura vem cumprindo o seu papel neste caminho.

O pró-reitor de Graduação, Eduardo Salles de Oliveira Barra, convidou os alunos a serem os protagonistas da própria história e salientou o privilégio que cada um está tendo. “Pouquíssimos nesse país tem a chance de estudar em uma universidade centenária, vocês são privilegiados, então aproveitem essa chance”, reforçou Barra.

Os primeiros colocados de Arquitetura e Engenharia no vestibular 2017/2018 foram condecorados com medalhas. Gabriel Machado Hulse, do curso de Arquitetura e Urbanismo; Debora Evelyn Rohrsetzer, da Engenharia Ambiental; Jean Felipe Moritz Cieslak, da Engenharia Civil; Miguel Angelo Gasparetto Filho, da Engenharia de Bioprocessos e Biotecnologia; Victor Gustavo Durau, da Engenharia Elétrica; Giulia Marina Chiarello Rocha, do curso de Engenharia Química; Henrique Laffite Bueno, da Engenharia de Produção; e Levi Davet Alves Filho, da Engenharia Mecânica. receberam o aplauso dos colegas.

Também participaram da aula inaugural o professor Horácio Tertuliano Filho, diretor do Setor de Tecnologia da UFPR; a professora Regina Maria Hartog Pombo, vice-diretora do Setor de Tecnologia da UFPR; e coordenadores de cursos.

DESTAQUES DOS EDITORES