O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cassou os mandatos do prefeito e vice-prefeito de Palmas, na região sul do Paraná, por compra de votos nas eleições de 2012. Assim, Wilmo Correia da Silva (PMDB), presidente da Câmara Municipal da cidade, assumiu a prefeitura nesta quarta-feira (28) e ficará no cargo até a diplomação do segundo colocado nas eleições, Hilário Andraschko (PDT).

O prefeito João de Oliveira (PMDB) e o vice-prefeito Nestor Mikilita (PTB), informaram que querem responder pelo processo de compra de votos, mas sem perder o cargo. Eles, inclusive, já entraram com um recurso no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, e aguardam resposta.

Segundo Silva, Andraschko deve ser nomeado como o novo prefeito durante sessão extraordinária, ainda sem data prevista. Contudo, caso a decisão do TSE seja a favor de Oliveira e Mikilita, a nomeação do segundo colocado nas eleições pode ser invalidada.

No começo de agosto, o TER já havia determinado o afastamento imediato do prefeito e do vice-prefeito, mas a defesa de Oliveira apresentou recursos para efeito suspensivo da decisão. Contudo, nesta segunda-feira (26), em um ofício enviado para a juíza eleitoral da comarca de Palmas, o tribunal manteve a decisão de cassação.