Pedro Ribas/SMCS – Prefeito Rafael Greca

Nesta segunda-feira (5/11), o prefeito Rafael Greca recebeu o general de Divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva. Ele assumiu o comando da 5ª Divisão do Exército, com sede em Curitiba, que engloba os estados do Paraná e Santa Catarina.

A visita foi acompanhada pelo general de Brigada Rodrigo Pereira Vergara, comandante da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército.

Na audiência, os temas versaram sobre segurança pública, especialmente a fragilidade social que costuma ser terreno fértil para ação do crime organizado. Além disso foi abordada a questão da tríplice fronteira (Argentina, Uruguai e Paraguai), que merece atenção especial das forças armadas.

O general Tomás já passou por postos importantes do Exército. Ele comandou a Força de Pacificação dos Complexos do Alemão e da Penha, na Zona Norte da cidade do Rio de Janeiro, até abril de 2012.

No ano seguinte foi designado para assumir o comando da Academia Militar das Agulhas Negras (Resende/RJ). Antes de assumir 5ª Divisão do Exército, o general Tomás chefiou o Gabinete do Comando do Exército.

Ao final do encontro, o prefeito presenteou o general com um exemplar do livro se sua autoria: Curitiba – Luz dos Pinhais.