A Prefeitura de Curitiba iniciou os estudos junto à Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) para buscar novas alternativas de geração de energia na cidade. Na tarde desta quinta-feira (5/10), as equipes iniciaram uma nova rodada de análise de viabilidade, desta vez com os técnicos da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

A tecnologia foi apresentada em março para o vice-prefeito e secretário municipal de Obras Públicas e Infraestrutura, Eduardo Pimentel. Tratam-se de placas e um tapete que podem ser implantados em ciclovias e outros locais de circulação que emitem sinais transformados em corrente elétrica com a movimentação ou atrito de pneus.

A empresa japonesa Sound Power, única detentora da tecnologia, escolheu Curitiba para testar o produto e estrear no mercado brasileiro. O projeto não terá custo para a Prefeitura.

Curitiba já tem um relacionamento bastante duradouro com a Agência, lembrou a secretária Marilza do Carlo Oliveira Dias, na abertura da reunião. Desejamos estreitá-lo ainda mais e dar seguimento a este importante projeto, completou.

A agenda deve seguir com visitas técnicas da comitiva da Jica a pontos da cidade que podem receber os dispositivos. O andamento dos trabalhos será apresentado ao prefeito Rafael Greca na próxima semana.

Presenças

Participaram da reunião o superintendente de Obras e Serviços da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Reinaldo Pilotto, e o diretor de Parques e Praças, Jean Brasil, e o assessor de Relações Internacionais da Prefeitura de Curitiba, Rodolpho Zanin Feijó.

Da comitiva da Jica estiveram Kazuo Yoshida, responsável pelo suporte às pequenas e médias empresas; Kohei Hayamizu, CEO da Sound Power Corporation; Shiuchi Takano, Takanori Yasuda, Mitsuo Yamada e Noriko Tanaka, da Japan Development Service; Yoshihiro Miyamoto, representante sênior da Jica no Brasil; e Mauro Inoue, coordenador de projetos da Jica.