Levy Ferreira/SMCS

A estufa do Jardim Botânico vai passar por trabalhos de revitalização já a partir deste mês de janeiro. Nesta semana, os visitantes já encontram mobilização de trabalhadores para a instalação de tapumes, que trarão informações sobre a estrutura, que ficará interditada. A estimativa é de que os serviços tenham a duração de três meses, dependendo das condições climáticas do período.

A interdição é necessária para que os biólogos transfiram as plantas que ficam na estufa. Originárias da Mata Atlântica, elas deverão ser acondicionadas na estufa de pesquisa, que fica fora da área de visitação.

“As equipes também estão trabalhando na produção de novas mudas para compor a estufa depois de recuperada”, conta o diretor de Produção Vegetal da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, José Roberto Roloff, responsável pela unidade de conservação.

No projeto de melhorias, estão previstas a recuperação das esquadrias, das estruturas metálicas, do piso do mezanino, das vedações, escadas e calhas. Além disso, serão feitas trocas de vidros, implantação de novos corrimões, limpeza interna, externa e pintura de toda a estrutura.

Os trabalhos fazem parte da revitalização do Jardim Botânico de Curitiba, que ainda vai incluir a implantação do Espaço Cultural, na área que fica atrás da estufa, com novas coleções e atividades relacionadas à botânica. Apenas na recuperação da estufa serão aplicados cerca de R$ 960 mil.

Canteiros renovados

Com a retirada da decoração do Natal de Curitiba, as áreas centrais do Jardim Francês do Jardim Botânico também recebem 12 mil celosias e tagetes em substituição aos desenhos de pinheiros natalinos. O plantio teve início na segunda-feira (7/1) e deve durar cerca de três dias.

Visitação

Todo o restante do espaço do Jardim Botânico, durante o período das obras, segue aberto para visitação e uso dos curitibanos e turistas. Além do Jardim das Sensações, coleções botânicas externas e salão de exposições, a Educação Ambiental terá uma programação especial para visitantes de todas as idades.

As atividades acontecem até o dia 15 de fevereiro, sempre de terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 16h.