Prefeitura de Araucária/ Divulgação
A Prefeitura de Araucária comunicou, na manhã desta quinta-feira, 26 de maio, o reajuste salarial de 16% aos servidores municipais, ativos e aposentados. Foram realizados estudos prévios pela Secretaria Municipal de Finanças, Secretaria Municipal de Governo, Procuradoria-Geral do Município e outras pastas envolvidas, as quais avaliaram responsavelmente que este reajuste não afetará o orçamento do município.
Durante a pandemia, não foi liberado legalmente nenhum tipo aumento de salários de servidores. Diversas legislações a respeito proibiam qualquer alteração nos salários de funcionários públicos, porém o aumento de preços geral sofrido em todo o país foi diretamente sentido no bolso da população. Agora, para os 16%, foi considerado principalmente a reposição da inflação e o poder de compra.
O percentual de reajuste comunicado não comprometerá os cofres públicos e as benfeitorias realizadas na cidade, tendo em vista a arrecadação nos últimos meses. Ainda nesta semana, deve ser enviado à Câmara Municipal o Projeto de Lei que concede o referido reajuste.