Valdecir Galor/SMCS

O Departamento de Pontes e Drenagem da Secretaria de Obras Públicas está construindo uma ponte de madeira em Santa Felicidade, a 11ª feita neste ano em Curitiba. Ela fica na Rua Cel. Carlos Vieira de Camargo, próximo da Subtenente Antonio Pinto Portugal, sobre o Rio Cascatinha.

A ponte terá sete metros de extensão e seis metros de largura. Antes do início dos trabalhos, por segurança, a antiga estrutura ficou bloqueada por algumas semanas, pois estava comprometida.

A auxiliar administrativa Caroline Mayer mora há 21 anos na região e diz que a antiga estrutura de madeira estava perigosa, a mesma opinião da dona de casa Josemara Sá, que mora em frente à ponte há dois anos.

Josemara conta que muita gente utiliza o trecho que faz a ligação entre os bairros São João e Santa Felicidade. "Diversas vans que levam os alunos para a escola passam por este caminho", relata.

Rio Belém

A 12 ª ponte de 2018 deverá ser concluída em dezembro e fica na Rua Embaixador Hipólito de Araújo, próximo à Rua Chile, sobre o Rio Belém, no Prado Velho. Lá, devido às características do local, a base está sendo feita em concreto e a ponte será de madeira.

Além das pontes de madeira construídas ao longo do ano, a Secretaria de Obras implantou uma nova ponte em substituição a uma passarela na Rua Esperandio Domingos Foggiato, antiga Rua das Palmeiras, também no Prado Velho. Foi feita ainda a manutenção de 15 pontes de madeira da cidade.

Curitiba tem hoje 52 pontes de madeira (para veículos e pedestres) e 250 passarelas (para a passagem de pedestres) de madeira em Curitiba.