Lucilia Guimarães/SMCS

A presença dos guardas municipais que fazem o chamado patrulhamento preventivo está mais constante no Centro e nos bairros. Isso foi possível com a reestruturação da Guarda, que vem sendo feita desde 2017.

Houve reforço nos recursos humanos: 60 profissionais contratados se somaram ao efetivo. Outros 170 foram convocados e devem iniciar o curso de formação no primeiro semestre de 2019. Mais armamento, munição, viaturas e motocicletas foram adquiridas.

“Por determinação do prefeito Rafael Greca, tivemos uma mudança na postura do trabalho da GM, nos últimos dois anos. A prioridade é para que os guardas tenham participação na atividade de segurança pública”, explica o secretário da Defesa Social, Guilherme Rangel.

Esse policiamento de proximidade tem proporcionado maior presença dos profissionais no espaço público e, consequentemente, mais resultados. Ao menos 1.860 ocorrências são atendidas pelos guardas mensalmente.

Neste ano, o trabalho dos guardas municipais resultou em 1.305 suspeitos presos e apreendidos. Foram 242 registros de flagrantes de uso, porte ou tráfico de drogas no espaço público e 132 crimes de roubo evitados.

Frentes de trabalho

O trabalho específico das Patrulhas do Transporte Coletivo e Maria da Penha continua intenso.

A Patrulha do Transporte Coletivo é voltada para a segurança em terminais e estações-tubo de ônibus, a partir da análise das linhas mais sensíveis. “Temos coibido a prática dos fura-catraca, com operações periódicas”, diz Rangel.

O trabalho em parceria com as polícias Civil e Militar tem rendido resultados efetivos para a segurança pública. Em uma das ações, foi possível desarticular a principal quadrilha que praticava pequenos furtos – os chamados punguistas – no Centro.

Já para coibir a violência contra a mulher, 109 suspeitos de agressão foram encaminhados à Delegacia da Mulher em 2018 pela Patrulha Maria da Penha. Ela é responsável pelo atendimento de cerca de 3,6 mil mulheres vítimas com medidas protetivas concedidas pelo Poder Judiciário.
Experiências

Referência regional na área, a GM de Curitiba ampliou os serviços de formação e aprimoramento profissional a corporações similares na Região Metropolitana, por meio do Consórcio das Guardas Municipais.

O consórcio facilita a captação de recursos e amplia a troca de informações para o trabalho operacional.