Depois de conceder gratuidade no transporte coletivo a todos os estudantes da rede pública do município, a Prefeitura de Araucária agora vai garantir a gratuidade para um responsável legal acompanhar os estudantes de até 12 anos à escola, conforme decreto 32.098/2018. A solicitação do benefício pode ser realizada a partir da próxima segunda-feira, no Departamento de Transporte Escolar (Rua Victor do Amaral, nº 1313, Centro), das 8h30 às 12h e das 13h às 16h30.
Com a gratuidade, os pais ou responsáveis legais terão direito a quatro isenções por período: 2 para levar a criança e mais 2 para buscar. Os alunos terão 2 duas passagens diárias, por dia letivo e período matriculado, para seu deslocamento de ida e volta da escola, através da rede municipal de transporte coletivo (Triar).
O responsável deve ir com o aluno fazer um novo cartão e apresentar: RG, CPF e declaração de matrícula do aluno. Os responsáveis por crianças de até 5 anos (educação infantil) já possuíam este benefício em Araucária.
O cartão só poderá ser utilizado em dias letivos, conforme calendário escolar. O benefício do passe livre estudantil é de caráter pessoal e intransferível, sendo proibida a sua cessão, venda, permuta ou empréstimo a outra pessoa.