Cesar Brustolin/SMCS

As secretarias municipais da Educação e de Recursos Humanos convocam neste mês mais 380 professores (profissionais do magistério docência I) para compor o quadro de servidores concursados da área. As reuniões de convocação começam na quinta-feira (10/1) e se estendem até o dia 15 de janeiro. Os novos profissionais estarão em sala de aula no início do ano letivo. 

São profissionais do magistério, para atendimento às turmas de Educação Infantil e também do 1º ao 5º ano.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca a importância desses chamamentos para a rede municipal de ensino, que chegam a mais de mil novos servidores da Educação. “Isso só tem sido possível graças aos esforços de todas as áreas envolvidas, as secretarias da Educação, de Recursos Humanos e de Finanças, mas principalmente ao Plano de Recuperação de Curitiba”, afirma a secretária.

“Estamos ansiosos pela chegada de mais esses novos servidores, o que para nossa rede é motivo de orgulho”, completa Maria Sílvia. 

“Quem fez o concurso em 2016 deve ficar atento para não perder o dia e o horário correto da convocação. A primeira delas será dia 10 de janeiro e os primeiros candidatos chamados devem se apresentar pontualmente às 8h30”, informa a diretora do departamento de Desenvolvimento de Políticas de Pessoas da Secretaria de RH, Jane Sus.

Documentos

A apresentação dos documentos e o agendamento do exame médico admissional, etapa prevista no edital do concurso, será no Edifício Delta (Avenida João Gualberto, 623 – 3º andar – torre C – Alto da Glória).

Estão sendo convocados candidatos dentro da ordem de classificação do concurso. Diante da possibilidade de desistência ou do não atendimento ao edital, estão sendo chamadas mais pessoas do que o número de vagas.

Os candidatos chamados recebem uma correspondência em casa com as informações relativas à documentação necessária. Todos podem verificar a lista de documentos e acompanhar a sequência de candidatos chamados pelo site da Prefeitura de Curitiba. Basta clicar na aba Serviços ao Cidadão e em seguida escolher Concurso Público.

Já foram divulgadas duas listas relativas à apresentação dos candidatos nos dias 10 e 11 de janeiro. Os candidatos chamados devem observar ainda o turno das vagas disponibilizadas.

No ano passado, a Prefeitura contratou 542 professores para ocupar vagas abertas em decorrência de aposentadorias e exonerações. E em 2017 foram contratados 121 professores de educação infantil, docência I e docência II, além de 47 auxiliares de serviços escolares (inspetores). Todos foram aprovados em concurso público.

O superintendente executivo da Secretaria da Educação, Oséias Santos de Oliveira, explica que as nomeações seguem um calendário. “Após as reuniões eles passarão por exames e a etapa seguinte consiste nas reuniões para as nomeações”, esclarece Oséias.

A rede pública de ensino de Curitiba tem mais de 400 unidades, entre escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), 141 mil crianças e estudantes matriculados e 17 mil profissionais.

Concurso

Além dessas convocações na Educação, relativas a concurso já realizado, a Prefeitura de Curitiba também vai realizar, este ano, novo concurso público para diversas funções. Serão 23 cargos, com 134 vagas.

Os salários variam de R$ 1.661,69 (agente administrativo) até R$ 8.877,58 (auditor fiscal de tributos municipais). A publicação do edital do concurso será no primeiro quadrimestre de 2019.

Confira os cargos que terão concurso público em 2019:

Agente Administrativo

Analista Organizacional

Arquiteto

Auditores Fiscais de Tributos Municipais

Biólogo

Engenheiro Agrônomo

Engenheiro Ambiental

Engenheiro Civil

Engenheiro de Segurança do Trabalho

Engenheiro Eletricista

Engenheiro Florestal

Engenheiro Químico

Engenheiro Sanitarista

Fiscal

Fiscal de Obras e Posturas

Gestor da Informação

Médico Veterinário

Nutricionista

Procurador

Professor de Educação Infantil

Profissional do Magistério- Docência II

Técnico Agrícola

Zootecnista