Franklin de Freitas – Com bandeira amarela

Vence nesta quarta-feira (21) a validade do último decreto que instituiu a bandeira amarela em Curitiba. Com isso, é esperado que novo decreto seja divulgado até o final da tarde. A bandeira amarela foi retomada em Curitiba no dia 8 de julho, 133 dias depois da cidade conviver com as bandeiras vermelha e laranja.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, a retomada foi possível após desaceleração da pandemia na cidade. O Comitê de Técnica e Ética Médica avaliou os indicadores epidemiológicos da semana de 1º a 7 de julho. O resultado foi de melhoria do cenário. A nota da bandeira ficou em 1,7. Na semana anterior, estava em 2.

Na bandeira amarela, além da ampliação de horários para funcionamento de algumas atividades, houve também a retomada de atendimento presencial aos domingos.

Eventos coorporativos de interesse profissional também puderam voltar a ser realizados, mas com limitação máxima de até 100 pessoas, com garantia de distanciamento adequado e respeito as regras e protocolos sanitários.

Puderam voltar funcionar, com 50% de ocupação, teatros, cinemas e bares, mas todos deverão seguir protocolos específicos e manter as medidas e comportamentos para evitar a transmissão do novo coronavírus. Também voltaram a funcionar, com restrições de horário e regras, os espaços para práticas esportivas coletivas em parques e praças.

A Secretaria Municipal da Saúde alerta que a adoção da bandeira amarela não significou a retomada da normalidade. Trata-se de uma flexibilização do funcionamento da economia, o que exige ainda mais cautela na adoção das medidas preventivas.

Os últimos boletins divulgados sobre a situação da Covid na Capital trazem números menores de casos e mortes. A ocupação de leitos UTI/SUS também caiu, mesmo com a desativação de parte dos leitos.

Boletins

Curitiba
A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba registrou, ontem, 514 novos casos de Covid-19 e 14 óbitos. No total são 6.513 mortes e 254.907 casos desde o início da pandemia.

Paraná
O Paraná tem mais 2.657 casos confirmados e 95 mortes pela Covid-19. O Estado soma 1.342.863 casos confirmados e 33.720 óbitos.

Brasil
O Brasil contabilizou mais 27.592 casos e 1.424 mortes pela Covid, ontem. O total foi para 19.419.437 de casos e 544.180 mortes.