Franklin de Freitas

A Prefeitura de Curitiba recuou e liberou o funcionamento das academias mesmo durante a vigência da bandeira laranja  para a pandemia de coronavírus. A decisão foi tomada após reunião de integrantes da secretaria municipal de Esportes e da Saúde com representantes das academias. Agora, são duas ‘categorias’ que deveriam ter as atividades suspensas durante a bandeira laranja pelo Protocolo de Responsabilidade Sanitária e Social de Curitiba, mas estão em funcionamento: os shoppings e as academias. Segundo a assessoria da Prefeitura, o município ouviu as demandas do setor e foram apresentadas propostas para a retomada da atividade de forma segura. Uma nova regulamentação está sendo elaborada e vai ser apresentada até quarta-feira (17). Novas exigências serão feitas às academias. Embora a regulamentação só saia na quarta, várias academias da cidade já anunciaram a reabertura para essa terças (16). 

Em entrevista à Rádio CBN, o vice-presidente da Associação dos Centros de Atividade Física do Brasil (Acaf), Edson Marcelo Lopes, afirmou que pelo acordo as academias só devem fechar quando o alerta vermelho for decretado na cidade. Segundo ele, cada academia terá que preencher um documento e protocolar na Prefeitura. “Depois disso, a Vigilância Sanitária irá verificar se as academias estão cumprindo todas as regras. Nós vamos trabalhar com responsabilidade para que a cidade não atinja o alerta vermelho”, afirmou ele. 

A categoria fez dois protestos desde que a bandeira laranja foi determinada: um na frente da casa do prefeito Rafael Greca no sábado (13) e outro nesta segunda (15) pela manhã na frente da Prefeitura de Curitiba. Epidemiologistas alertam que, devido à suspensão das gotículas, o ambiente das academias é um dos mais propensos à contaminação pelo coronavírus. 

O motivo do alerta laranja

O alerta laranja entrou em vigor nesta segunda (15) e foi anunciado no sábado (13) pela secretaria de Saúde, Márcia Huçulak. A medida foi tomada por causa da alta no número de casos do novo coronavírus nas últimas semanas. A secretária disse no sábado (13) que os dados mostram evolução da doença na cidade desde as medidas que flexibilizaram as atividades na Capital ainda em maio. De lá para cá, os casos tiveram expressiva evolução diária, obrigando a Prefeitura a retomar as restrições. Até o dia 28 de maio, Curitiba tinha média diária de 14 a 15 novos casos, número que subiu três vezes depois desta data. Em junho, a média está próxima de 50 novos casos diários, com picos de até 200 confirmações. As mortes também subiram neste período, e hoje já são 78 os casos confirmados.

Repercussão

A decisão da Prefeitura de Curitiba de liberar as academias repercutiu nas redes sociais. Enquanto os donos de academia comemoraram a decisão, outros internautas, médicos e alguns políticos viram com preocupação o recuo.Com 70% das UTIs lotadas, a prefeitura de Curitiba soltou uma tal “bandeira laranja” fechando comércio. Os shoppings conseguiram fazer lobby e escaparam do fechamento. Há pouco, as academias, lideradas pelo irresponsável do prefeito”, disse um dos internautas. O ex-senador Roberto Requião (PMDB) também considerou a liberação uma ‘irresponsabilidade’.

Boletim atualizado

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba confirmou 88 novos casos e cinco óbitos pela Covid-19 no boletim desta segunda-feira (15). O último boletim havia sido divulgado no sábado (13). Agora a Capital totaliza 1.865 casos e 83 mortes pela doença. Além do número mais alto nesta segunda, o boletim ainda traz que nesta segunda 185 pessoas estavam internadas em hospitais públicos e particulares, sendo que 73 ocupavam leitos de UTI.