Luiz Costa/SMCS

A Prefeitura Municipal de Curitiba (PMC) foi intimada pela Justiça a comprovar se está cumprindo liminar que exige o fornecimento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados aos servidores da saúde que estão na linha de frente no combate à Covid-19. O município foi citado na sexta-feira (19) e tem cinco dias de prazo para se manifestar. 

A liminar a que se refere o despacho da juíza Patrícia Bergonese, da 5.ª Vara da Fazenda Pública do Tribunal de Justiça do Paraná, concedida em maio, deliberava sobre duas questões: equipamentos de proteção e afastamento de trabalhadores com mais de 60 anos. Mas, no final de maio, foi deferido pela justiça, a pedido da prefeitura, o retorno dos profissionais idosos aos postos de trabalho, mesmo eles fazendo parte do grupo de risco indicado pelo Ministério da Saúde. “Entre essas vidas e as cifras dos cofres públicos, o judiciário optou pelos números”, disse a a presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Enfermagem de Curitiba (Sismec), Raquel Padilha.   Com a decisão, 314 funcionários que tinha sido afastados retornaram ao trabalho. 

Em nota, a Prefeitura de Curitiba disse que  “os equipamentos de proteção individual e os materiais necessários aos servidores são fornecidos regularmente”.