Divulgação – Caso encontre um morcego

A Secretaria de Saúde de Pinhais alerta a população aos cuidados com a raiva, que é uma doença grave, de alta mortalidade e que pode atingir todos os mamíferos, incluindo os seres humanos, animais domésticos e silvestres. Recentemente foi registrada uma em caso importado de raiva no Paraná. Em Pinhais, até hoje, nenhum caso de raiva foi observado, mas no ano passado a Unidade de Vigilância de Zoonoses identificou um morcego em meio urbano, infectado pelo vírus rábico.
Na maioria dos casos, a transmissão ocorre através do contato com morcegos e mordidas de cães e gatos infectados. Sendo assim, é muito importante que a população se mantenha atenta e, em caso de contato com morcegos, deve-se procurar imediatamente uma Unidade de Pronto Atendimento, para iniciar o tratamento o mais rápido possível.
A Secretaria de Saúde reforça o alerta para que todas as pessoas que possuam animais domésticos, principalmente cães e gatos, mantenham em dia a vacinação destes animais. É uma segurança para toda a família e, principalmente, para o bichinho, que tem por hábito caçar. A Unidade de Vigilância de Zoonoses mantém um posto fixo para vacinação contra a raiva de cães e gatos, gratuitamente, todas as quartas-feiras das 8h às 12h, com pré-agendamento.
Embora possam albergar o vírus da raiva e infectar as pessoas, os morcegos são extremamente importantes, pois contribuem controlando insetos, disseminando sementes e polinizando muitas espécies vegetais nos parques e praças de Pinhais. Além disso, os morcegos fazem parte da cadeia alimentar de predadores como corujas, algumas cobras e gaviões. Por serem considerados animais silvestres, os morcegos não podem ser mortos ou maltratados, pois são protegidos pela Lei nº 9.605 de 12 de fevereiro de 1998 – Lei de Crimes Ambientais. 
Todos os morcegos têm hábitos noturnos, ou seja, saem para se alimentar à noite e são raramente encontrados de dia ou no chão. Porém, quando estão infectados com o vírus da raiva, podem mudar seu comportamento e voar ou serem encontrados de dia. Nunca se deve tocar num morcego encontrado nestas condições, mesmo que esteja morto.
Caso encontre algum morcego caído no chão, não toque no animal, coloque um balde ou caixa de papelão com um peso em cima, retire os animais de estimação do local e solicite o auxílio dos profissionais da Vigilância Ambiental através do telefone (41) 3912-5396, para a adequada remoção do morcego para diagnóstico.

 Serviço
A Unidade de Vigilância de Zoonoses fica na Rua Alto Paraná, 1789, Emiliano Perneta. Telefone: (41) 3912-5396 ou 3912-5395.