Publicidade
Dragagem e bocas de lobo

Prefeitura de São José dos Pinhais realiza obras para prevenir enchentes

Dragagem no Rio Ressaca foi feito em dezembro
Dragagem no Rio Ressaca foi feito em dezembro (Foto: Divulgação/PMSJP)

Com o grande volume de chuvas nas últimas semanas de dezembro de 2018, típicas da estação do ano (verão), o acúmulo de sedimentos, entulhos e detritos que das margens chegam até o fundo dos rios, são as principais causas de diversos transtornos como as cheias, enchentes e inundações que afetam milhares de pessoas.
Para evitar esse tipo de aborrecimentos à população, a secretaria municipal de Viação e Obras Públicas de São José dos Pinhais, realiza obras e trabalhos para amenizar as ocorrências.
Em dezembro foi feita a limpeza e dragagem em trecho do rio Ressaca, importante afluente do município, que abrangeu a Rua Almirante Alexandrino e Av. Rui Barbosa. Todo o resíduo removido do fundo do rio foi doado e levado pela Prefeitura a um aterro localizado no Bairro Campo Largo da Roseira em SJP.
Outro trabalho realizado pela Prefeitura foi a implantação de novas galerias de águas pluviais em alguns bairros da Cidade. Com isso, localidades como Ipê, Jardim São Paulo e Jardim Itatiaia, no Grande Guatupê, estão recebendo um trabalho diferenciado com implantação de novas caixas de captação de águas pluviais em locais onde antes causavam prejuízos e preocupações para alguns moradores.
Por determinação do prefeito Toninho Fenelon, a Rua Paul Lepoutre, no Bairro Ipê, ganhou uma nova galeria ainda no início deste ano, na curva aonde termina a Rua Laerte Fenelon, e o alagamento deixou de ser um problema para os moradores do entorno daquela via. Agora, nas últimas semanas, a Rua José de Abreu, no Jardim São Paulo, que será pavimentada nas próximas semanas, foi contemplada com novas caixas de captação e manilhamento em trechos antes considerados área de risco.
Outra rua que será pavimentada nos próximos dias e está sendo contemplada antes com novas galerias de captação (boca-de-lobo) nas duas margens é a Rua Tenente Manoel de Lima, no Jardim Itatiaia.


DESTAQUES DOS EDITORES