Paulo Szostak/PMSJP

A Prefeitura de São José dos Pinhais recebeu a doação de 200 kits de testes rápidos para Covid-19 da empresa I.G. Transmissão e Distribuição de Energia, que tem um canteiro em obras na cidade.

A doação aconteceu no Departamento de Promoção e Vigilância. O diretor do departamento, Odevair Mathias recebeu os engenheiros Johnny Nagano e Daniel Bittencourt – responsáveis pelas instalações localizadas no bairro Contenda. A entrega dos kits ao representante da prefeitura ocorreu na sexta-feira, dia 03/07.

A empresa foi notificada pela Prefeitura de São José dos Pinhais quando dezenas de colaboradores foram identificados com coronavírus. Na ocasião a empresa teve suas atividades suspensas por 14 dias e precisou se adequar a diversas recomendações sanitárias.

“Nesse período prestamos assistência à empresa no sentido de orientar sobre como deveriam agir nos próximos dias, desde o isolamento dos colaboradores, até o layout e assepsia das instalações. A empresa foi monitorada, cumpriu todas as exigências impostas e voltou operar depois do período de suspensão de atividades, obedecendo as orientações”, disse Odevair Mathias, diretor do Departamento de Promoção e Vigilância.

O objetivo da doação dos kits, segundo a empresa, foi o de auxiliar a Secretaria Municipal de Saúde com insumos para que continue a realizar os exames e seja permitido identificar, antecipadamente, possíveis casos de contaminação pelo novo Coronavírus. “Queremos retribuir a atenção prestada à nossa equipe de colaboradores que atua na construção de linhas de transmissão de energia aqui no município”, explica o gerente do departamento de Segurança e Meio Ambiente da I.G.-TD, Silvio Cantieri.

Reforço nos protocolos de saúde

No mês de maio, parte dos colaboradores da empresa fez os testes rápidos com o apoio do município e alguns apresentaram resultados positivos. Para garantir a saúde dos trabalhadores e da população local, a I.G.-TD fez com que todos os colaboradores realizassem novos testes mais avançados, os chamados de RT-PCR.

Os colaboradores positivados foram isolados, cumpriram os protocolos de saúde e segurança e já se encontram aptos ao desempenho de suas atividades.

A empresa também reforçou ainda mais seus protocolos de segurança, higienizou e sanitizou as áreas de trabalho, reforçou a comunicação visual com informações sobre saúde e segurança, distribuiu máscaras e álcool gel a toda sua equipe. Entre os cuidados, a empresa também continua monitorar a temperatura corporal para proteção de seus colaboradores, aplica questionários para síndromes gripais e orienta sobre cuidados preventivos.

De acordo com o engenheiro Daniel Bittencourt, a situação também serviu como um aprendizado, já que as medidas de segurança sanitárias foram incorporadas pela empresa. “Fizemos as adequações necessárias e todo o trabalho de conscientização com os nossos colaboradores, já que o comportamento e os hábitos de cada um são essenciais para a prevenção”, disse .