Download

Galeria

Nos últimos oito dias, quando Curitiba chegou a registrar a temperatura mínima de 4ºC, a ação intensificada feita pela Prefeitura para atendimento à população em situação de rua abordou 901 pessoas, durante as noites e madrugadas. Destes, 492 aceitaram ir para abrigos da Prefeitura.

Equipes da Fundação de Ação Social (FAS) percorreram toda a cidade oferecendo acolhimento em abrigos públicos do município para evitar que as pessoas ficassem expostas ao frio. A Prefeitura intensifica o trabalho de resgate social sempre que a temperatura cai abaixo de 9°C, principalmente no período das 18h às 7h do dia seguinte.

Do total de pessoas abordadas, 492 aceitaram a oferta de irem para os abrigos, onde têm acesso a banho, roupas limpas, alimentação e cama quente. Em todas as unidades é oferecido jantar e, na saída, no começo do dia seguinte, café da manhã. 

Apesar da abordagem dos educadores sociais, que explicam os serviços oferecidos pelo município, 409 pessoas se recusaram a ir para acolhimento.

A coordenadora de Resgate Social, Vanessa Simone Resquetti, explica que do total de abordagens feitas no período, 506 atenderam solicitações da população pela Central 156, canal de comunicação da Prefeitura.

Em 159 chamados, as equipes se deslocaram até os endereços informados, mas já não encontraram ninguém no local. As demais abordagens aconteceram por meio de busca ativa.

Acolhimento

Transportadas em kombis da FAS, as pessoas que aceitaram atendimento foram levadas para as casas de passagem Jardim Botânico, Rebouças, Bairro Novo ou Plínio Tourinho.

Curitiba conta com 907 vagas existentes nas 12 unidades oficiais de acolhimento do município para a população em situação de rua. Como em nenhuma noite houve superlotação, a FAS não precisou acionar as vagas existentes em seis unidades conveniadas, que mantêm 281 vagas.