A Prefeitura de Curitiba homologa hoje as novas instituições de ensino contratadas que ofertarão vagas de educação infantil para o município. O novo edital tem como objetivo ampliar o atendimento a quem mais precisa, que são as crianças em situação de vulnerabilidade e famílias com menor renda.
Noventa e nove instituições interessadas apresentaram a documentação à Secretaria Municipal da Educação para participar do processo. Das atuais 73 prestadoras de serviço, 61 estão participando do novo credenciamento (83,5%). Outras 38 novas instituições também apresentaram documentação.
“O atual contrato vence em 31/12/2019, por isso foi necessário lançar um novo. Decidimos priorizar as crianças da nossa fila de espera”, explica o superintendente executivo da Secretaria Municipal da Educação, Oséias Santos de Oliveira.
O valor pago às instituições contratadas aumenta 77% a partir de 2020. Para cada criança atendida, elas receberão R$ 8,6 mil por ano, valor que contempla custos com pessoal, incluindo férias e 13º, material de apoio, alimentação, água, luz, entre outros. Esse valor foi estabelecido após ampla análise técnica.
A expectativa da Prefeitura, com o novo edital, é gerar mais 2,3 mil vagas, principalmente para faixa etária de 0 a 3 anos. Essas vagas somam-se às trinta mil crianças atendidas atualmente na educação infantil, nos Centros Municipais de Educação Infantil e nos Centros de Educação Infantil (CEIs) contratados.
Gratuito
As crianças encaminhadas via Prefeitura terão atendimento totalmente gratuito. As instituições não poderão fazer cobranças extras. Essa medida tem o objetivo de proteger as famílias economicamente mais vulneráveis. Nenhuma das crianças matriculadas nos CEIs hoje contratados pelo município sofrerá interrupção na sua trajetória escolar. Elas têm vaga assegurada e serão atendidas pelas instituições que estão sendo cadastradas.