Ricardo Marajo/FAS

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) e a Fundação de Ação Social (FAS) lançaram neste mês uma campanha publicitária para alertar os idosos sobre cuidados no trânsito – enfatizando a importância do uso das faixas de pedestres -, como evitar quedas, a violência e a empregabilidade.

Em Curitiba, os idosos fazem parte da população com maior risco de morrer em acidentes de trânsito. Em 2017, foram registrados na cidade 24,8 óbitos para cada 100 mil habitantes, na faixa etária de 70 a 79 anos, e 23 mortes para pessoas com 80 anos ou mais. Os dados são do Projeto Vida no Trânsito, coordenado pelo Ministério da Saúde e desenvolvido, na capital, pela Prefeitura.

Os motes da campanha foram escolhidos por apresentarem índices preocupantes de atenção e foco das políticas públicas, segundo a presidente do CMDPI, Carla Braun. “A campanha é muito importante para a conscientização, tanto da família quanto do restante da população. Precisamos reduzir os índices de violência e aumentar a segurança das pessoas idosas em nossa cidade”, salienta.

A violência é um dado preocupante. Em 2018 foram 975 denúncias de violência contra a pessoa idosa e 330 casos de violação de direitos. Já os números de quedas de pessoas idosas somaram 222 em 2017, a maior parte deles (149), de pessoas com 80 anos ou mais. “São números que o conselho busca reduzir com a conscientização da população”, diz Carla.

Em todos os lugares

Com a intenção de atingir o maior número possível de pessoas, a campanha composta por flyers e audiovisuais, entre outros materiais, é divulgada em diversos pontos da cidade, como terminais e pontos de ônibus, prédios comerciais, mídias interativas.

Em um segundo plano da ação, não menos importante, serão abordados também a conscientização da população em relação aos assentos prioritários no transporte público, a adesão dos idosos nas campanhas de vacinação e a segurança das pessoas que vivem nas ILPIs (instituições governamentais, ou não, destinadas ao acolhimento de pessoas idosas), serviço ofertado em parceria com a FAS.

Mais vulneráveis

De acordo com o CMDPI, a população idosa de Curitiba é de mais de 200 mil pessoas e a projeção é que em 2025 o município tenha o mesmo número de idosos e crianças.

Denúncias envolvendo violência, abandono, negligência familiar ou o cerceamento dos direitos da pessoa idosa devem ser feitos pela Central 156 – canal de comunicação da Prefeitura com a população, ou pelo Disque 100, do Governo Federal.