Ricardo Marajó/FAS – Abordagem durante 2018

A Prefeitura de Curitiba lança nesta segunda-feira (20) a Campanha do Agasalho e a Ação Inverno Curitiba Que Acolhe 2019. As duas ações serão realizadas pela Fundação de Ação Social (FAS) para arrecadar agasalhos, calçados, cobertores e roupas de cama para atender pessoas em vulnerabilidade social e também proteger a população em situação de rua nos meses mais frios. O inverno começa às 12h54 do dia 21 de junho e vai até 4h50 do dia 23 de setembro.

O lançamento será na Prefeitura, Salão Brasil, às 17 horas, e contará com a presença de parceiros e voluntários que participarão das ações em toda a cidade. A Campanha do Agasalho e a Ação Inverno serão realizadas até 15 de setembro. A FAS espera arrecadar 100 mil peças, principalmente de roupas e cobertores, durante a campanha.

Acolhimento
Também será lançada a ação de inverno de abordagem à população de rua nas noites mais frias. Isso acontece toda vez que a temperatura atinge 9ºC. O trabalho reforça o atendimento que já é feito pela FAS, 24 horas por dia. Em kombis da FAS, pessoas em situação de rua e seus animais de estimação são conduzidos para abrigos.
Na ação do ano passado foram abordadas quase três mil pessoas. A maioria aceitou o pernoite, mas pouco mais de mil o recusaram. Nas unidades, além de dormir, os hóspedes podem tomar banho, trocar de roupa e se alimentar antes de deitar e logo quando acordam. No total foram oito ações na operação de 2018.