A Prefeitura definiu novos limites administrativos para as regionais de Santa Felicidade, Portão, Boa Vista e Cajuru. As alterações de ordem técnica foram definidas nesta semana após a publicação do decreto municipal número 844. As mudanças vão beneficiar a população que vive nos bairros do Campo Comprido e Tarumã, com maior proximidade da oferta de serviços municipais. 

O novo traçado das regionais foi feito respeitando os limites censitários do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). “Estamos atendendo a pedidos dos cidadãos adequando as divisas administrativas à realidade de quem vive nos bairros. Nossa cidade é uma só e é nosso papel facilitar a vida dos curitibanos”, afirmou o prefeito Rafael Greca.

Com as alterações nos limites, a maior parte do bairro Campo Comprido – que ficava dentro dos limites da Regional Santa Felicidade -, passa a integrar a Regional Portão. Já o bairro Tarumã, que estava dentro dos limites da Regional Boa Vista, passa a fazer parte da Regional Cajuru.

Veja o mapa de antes e como ficou:

 

O presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano (Ippuc) e secretário do Governo Municipal, Luiz Fernando Jamur, reforça que as adequações são ajustes à realidade e para o benefício de quem vive nessas regiões.

“No caso do Campo Comprido, a área do bairro que passa a ser incorporada à Regional Portão fica muito próxima da Rua da Cidadania do Portão/Fazendinha, o que facilita o acesso dos moradores aos serviços públicos oferecidos pela regional e o atendimento das demandas pela administração municipal”, explicou Jamur.

Fala Curitiba

Segundo o administrador da Regional Portão, Gérson Gunha, a mudança integra a lista de pedidos da comunidade encaminhados nas consultas do Fala Curitiba no ano passado e neste ano. “A alteração nos limites das regionais é um pedido dos moradores que está sendo atendido pela Prefeitura. O benefício é para muitos moradores vizinhos à Rua da Cidadania que precisavam seguir até Santa Felicidade, com grande deslocamento e gasto de tempo”, disse Gunha.

De acordo com o administrador, muitas das dificuldades dos moradores já eram minimizadas no dia a dia com o trabalho integrado das regionais do Portão e Santa Felicidade.

Tarumã

Para o Tarumã, a lógica é a mesma com vistas ao benefício dos moradores que vão ter os serviços municipais mais próximos. “O Tarumã por sua localização e área de influência está muito mais ligado ao Capão da Imbuia e adjacências, que integram a Regional Cajuru, do que aos bairros que fazem parte da Regional Boa Vista, cuja sede também fica mais distante”, afirmou Jamur.

De acordo com a administradora da Regional Cajuru, Adriane Cristina dos Santos, a inclusão do Tarumã facilita o atendimento integrado dos cidadãos que vivem em área de divisa com o Capão da Imbuia. “Parte da Avenida Victor Ferreira do Amaral pertence ao Capão da Imbuia e outra ao Tarumã. São áreas de realidade comum que passarão a ter a Regional Cajuru como referência de atendimento”, disse.

As mudanças nas divisões das regionais não vão alterar os nomes dos bairros nem causar prejuízos aos moradores.

População

Com a incorporação da maior parte do Campo Comprido, a população da Regional Portão terá um acréscimo estimado de 30,3 mil moradores. Irá passar de 184,8 mil para 215,2 mil habitantes, considerando as estimativas populacionais para 2017.

Com a nova formatação, a Regional Cajuru ganhará 9 mil moradores, passando 234,2 mil para 243,3 mil habitantes, considerando as estimativas de população para 2017. Em área, o Cajuru irá incorporar 400 hectares e Santa Felicidade 730 hectares.