Para receber o auxílio que o governo federal está disponibilizando às pessoas em vulnerabilidade devido à pandemia do coronavírus, os moradores de Curitiba devem seguir as seguintes orientações. Terão direito ao benefício os trabalhadores informais, microempreendedores individuais (MEI), contribuintes individuais do INSS e desempregados que se enquadrem na lei.

O valor do auxílio será de R$ 600 por pessoa, sendo que no máximo duas pessoas podem ser contemplados por família. As mulheres chefes de família têm direito a receber o benefício em dobro, podendo receber R$ 1.200. O repasse dos recursos será feito a partir dos bancos federais, como Caixa Econômica, Banco do Brasil, Banco da Amazônia, Banco do Nordeste e com o auxílio das lotéricas e agências dos Correios.

Quem já recebe o Bolsa Família vai passar a receber de forma automática o benefício de maior valor, sem precisar fazer nenhuma opção e o pagamento segue o calendário. Para o mês de abril o auxílio começa a ser pago a partir do dia 16.

Para quem já tem Cadastro Único e não é beneficiário, o governo federal automaticamente utiliza os dados para verificação e quem estiver dentro dos critérios também vai ser selecionado e terá direito ao auxílio. O calendário de pagamento para quem estiver nesse grupo ainda será divulgado pelo governo federal.

Quem não faz parte do Cadastro Único também poderá ser contemplado, a partir de um sistema digital que está em fase de implementação. O aplicativo para celular deve ser liberado hoje, nas plataformas Android e IOS. Após efetuar o cadastro na plataforma, os dados serão checados e estando dentro do perfil, o benefício será liberado 48h após a aprovação.