SMCS

Entre as avenidas mais importantes de Curitiba, a Sete de Setembro, que leva aos bairros Rebouças, Centro, Água Verde, Batel e Seminário, está recebendo obras de revitalização do seu sistema de iluminação. Os trabalhos da Prefeitura começaram na noite desta quinta-feira (28/3), no trecho entre as ruas Tibagi e José de Alencar, e estão previstos para durarem 180 dias. Também, durante a madrugada, foi iniciada a substituição das luminárias para LED em frente às estações-tubo.

Em toda a extensão da via serão substituídas 240 luminárias de vapor de sódio, que hoje são compostas por lâmpadas de 400W, por luminárias de LED de 210W. “A troca das luminárias trará mais eficiência energética e melhora o nível de luminosidade, fornecendo mais conforto visual e segurança para pedestres, ciclistas e motoristas que trafegam pela avenida”, explica Tony Malheiros, diretor do Departamento de Iluminação da Secretaria Municipal de Obras Públicas.

No trecho da Avenida Sete de Setembro entre a Praça do Japão e a Rua Tibagi, serão substituídos 149 postes de ferro por postes curvos novos de aço galvanizado. Segundo explica Malheiros, esta será a etapa mais demorada da obra pela complexidade de se retirar os antigos postes e implantar as novas estruturas. Outras 140 luminárias de vapor metálico com lâmpadas de 150W serão trocadas por luminárias de LED de 110W direcionadas para a canaleta do transporte coletivo.

Os investimentos na melhoria da iluminação da avenida somam R$ 963.728,08, incluindo materiais, equipamentos e mão-de-obra, e ainda contemplam a substituição de 125 luminárias de vapor metálico com lâmpadas de 100W por luminária de LED de 60W direcionadas para a via lenta. “É sempre bom destacar que o LED representa uma economia de mais de 40% do consumo de energia elétrica e é mais durável, com uma vida útil de cerca de 50 mil horas ou seis anos. As lâmpadas de vapor de sódio de alta pressão duram, em média, vinte mil horas”, disse Malheiros.