Luiz Costa/SMCS

O Parque Náutico do Iguaçu foi o ponto escolhido para a soltura de dez aves silvestres – coleirinhos e sabiás – pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado nesta quarta-feira (5/6). Os animais foram resgatados de situações de tráfico ou comércio irregular pelas equipes de fiscalização da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Força Verde da Polícia Militar e da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

Elas foram atendidos pelo Centro de Apoio à Fauna Silvestre (Cafs), que fica no Capão da Imbuia e é resultado de um convênio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente com o Instituto Ambiental do Paraná (IAP), assinado no início deste ano, que prevê a recepção dos animais em risco para futura destinação pelo órgão ambiental do Governo do Paraná.

As aves foram soltas pelos alunos do CMEI Tapajós II, com a ajuda do prefeito Rafael Greca, da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Oliveira Dias, e da equipe do Cafs. “Vocês são curitibinhas que não querem passarinhos na gaiola, certo?”, questionou o prefeito. A resposta veio em uníssono: “Lugar de passarinho é na natureza.”

Pela biodiversidade

Os alunos também acompanharam a inauguração do 17º ponto do programa Jardins de Mel da Prefeitura, no Parque Náutico, com uma caixa de abelhas jataí. Eles conversaram com o prefeito sobre a importância delas para a biodiversidade, com a polinização, para que nasçam as flores e frutas, e entregaram um quadro a Greca. No CMEI eles cuidam de uma colmeia de mandaçaia, uma das cinco abelhas que fazem parte do projeto do município.

Até o final do ano, mais dez colmeias devem ser instaladas em áreas públicas de Curitiba. A cidade conta com caixas de abelhas em unidades de conservação, como parques e praças, e hortas comunitárias.

Participaram do evento o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias; os diretores de Pesquisa e Conservação da Fauna, Edson Evaristo; e de Parques e Praças, Jean Brasil; além das equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.