SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) – A simples presença de Ousmane Dembélé em campo na vitória do Barcelona por 3 a 0 sobre o Alavés fez o time espanhol desembolsar mais 5 milhões de euros (cerca de R$ 22 milhões) ao Borussia Dortmund pela transferência do jogador, concretizada há um ano.

A negociação entre os clubes incluiu diversas cláusulas variáveis, entre elas a de que o Barcelona pagaria o valor quando Dembelé completasse a 25ª partida oficial. Assim, ao ser escalado contra o Alavés pela estreia do Campeonato Espanhol, o atacante francês rendeu mais uma quantia significativa ao antigo time.

Desta forma, a transferência de Dembelé já custou até o momento 115 milhões de euros (R$ 515 milhões) ao Barcelona, sendo 105 milhões de euros fixos e outros 10 milhões de variáveis. O clube já havia pago outro bônus pela classificação à Liga dos Campeões.

Com Dembelé ganhando espaço nesta temporada, o Barcelona pode ter que em breve fazer mais pagamentos ao Dortmund. O contrato estipula mais 30 milhões de cláusulas variáveis, sendo elas a disputa de 50, 75 e 100 partidas, a classificação para mais uma Liga dos Campeões e a conquista da principal competição europeia. Esta última renderia mais 10 milhões de euros aos alemães.