Apesar de sofisticado e elegante, na decoração de interiores, o preto acaba sendo uma cor polêmica: muitos têm receio de utilizá-lo e acabar deixando o ambiente muito pesado e visualmente menor. Mas algumas estratégias no decór podem fazer o espaço ficar incrível com essa tonalidade e o melhor: saindo do óbvio. Uma ideia é valorizar a iluminação da decoração, para suavizar a tonalidade escura e ampliar o ambiente. Outra alternativa é mesclar o preto com objetos e paredes coloridos ou mesmo brancos, para quebrar o peso e deixar a decoração mais moderna! Para quem ainda tem medo de se arriscar na cor, vale começar por pequenos objetos, que já vão fazer toda a diferença. Um tapete em preto e branco, na estampa de Chevron, por exemplo, é perfeito para quem está começando a aderir à tonalidade. A cozinha é um ambiente perfeito para investir na cor preta: móveis de madeira arrematados por vidros em preto ou mesmo eletrodomésticos dessa cor tiram o espaço da mesmice. Para os mais ousados, vale utilizar o preto no quarto, para obter um resultado contemporâneo e refinado. Veja abaixo algumas inspirações para usar o preto no decor em projetos da arquiteta Samara Barbosa.

O mobiliário da cozinha é todo em madeira com os vidros pretos que dão o toque especial

Para um efeito contemporâneo, esse quarto de casal tem predomínio de linhas retas e combinação de preto e branco


Desnorteamentos: João & Maria
A renomada artista paulista Katia Canton investiu no clássico conto João e Maria, com obras únicas e personalizadas transmitindo um toque sensível para a história que comove até hoje muitos corações. E Curitiba terá o privilégio de receber em primeira mão sua exposição Desnorteamentos: João & Maria que se inspirou na temática Antípodas – Excesso de Imagem da Bienal Curitibana. A exposição estará do dia 28 de Setembro até 28 de Outubro na Galeria Zilda Fraletti. Além de escrever para jornais e revistas do Brasil, Estados Unidos e Portugal, já participou de exposições em várias partes do mundo, desenvolveu uma importante carreira acadêmica onde atuou no departamento de arte-educação do MOMA (Museum Of Modern Art, de Nova York) e na curadoria do Museu de Arte Contemporânea da USP, em São Paulo.


O casal de empresários Perci e Eloisa Hultmann

Contêineres invadem o Batel
O casal de empresários Perci e Eloisa Hultmann, da Total Storage Brasil, inaugurou o Total Storage Boulevard em um coquetel com direito a música ao vivo para convidados e parceiros. Localizado no bairro Batel o novo complexo multiuso foi montado em contêineres, que além do entretenimento proporcionado pelas operações da cervejaria Bodebrown e da sorveteria D’Vicz, também contará com duas cozinhas funcionais para aulas-show.